A Secretaria de Segurança de Mangaratiba enviou na última semana (de terça-feira, dia 29 até sexta-feira, 1) três agentes da Guarda Municipal para participarem de uma capacitação no “IV Curso de Formação de Cães de Trabalho”. A ação teve como objetivo reforçar o contingente de guardas qualificados para atuar no futuro grupamento k-9 (sigla referente a cães de polícia). O curso foi realizado em Petrópolis, na região serrana do Rio, e coordenado pela Guarda Civil da cidade.

Foram ministradas instruções como: apresentação da estrutura do canil e de materiais para condução, noções de Legislação específica, condução básica, cuidados básicos com cães, APH (atendimento pré-hospitalar) específico, instrução prática de condução de cães, técnicas básicas de abordagem e condução de suspeitos com a utilização de cães e iniciação à condução de cães de detecção.

“Já temos alguns agentes formados pela Guarda de São João de Meriti e buscamos aumentar nosso efetivo com essa capacidade a mais. A intenção é em breve criarmos esse grupamento da Guarda Municipal, que será de grande utilidade para as ações desempenhadas pela instituição, bem como firmar parcerias com as demais secretarias que precisem do suporte que poderá ser dado, através da cinoterapia, por exemplo”, comentou o secretário de segurança de Mangaratiba, Norberto Alexandre da Silva.

Os três guardas municipais de Mangaratiba que participaram do curso em Petrópolis, Aurenivel Oliveira, Ricardo Batista e Wanderson Shyder, agradeceram a oportunidade. “É uma grande honra para nós participarmos desse curso. É uma realidade ainda não existente na nossa cidade, nós ainda não temos o nosso canil, mas entendemos que antes de implementar lá, a gente precisa se capacitar”, comentou Aurenivel Oliveira.

A atividade inicia um programa de capacitação, sendo o curso, o primeiro de um total de três módulos.

A Guarda Civil de Petrópolis é referência no assunto “K-9” (sigla referente ao trabalho com cães de serviço policial), detendo entre seus cães, alguns que são treinados para detecção de armas, entorpecentes, corpos (usados geralmente em catástrofes), outros cães são utilizados para proteção (controle de distúrbios), além do trabalho na Terapia Assistida com Cães (TAC) desenvolvido junto aos pacientes que são acompanhados pelo centro de tratamento oncológico local.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.