Agora é Lei: Hospital do Olho poderá  ser instalado no prédio anexo da Alerj

A capital do Estado pode ganhar um Hospital do Olho no Palácio 23 de Julho, o prédio anexo da Assembleia Legislativa (Alerj). A Lei 9.107/2020, que autoriza implantação da unidade especializada em oftalmologia no prédio que abriga os gabinetes dos deputados, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PSC) e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26/11). A iniciativa é de autoria dos deputados  Rosenverg Reis (MDB), André Ceciliano (PT) e Marcio Canella (MDB).

A instalação do Hospital do Olho poderá ocorrer após a mudança dos parlamentares para a nova sede, o Edifício Lúcio Costa, também conhecido como Banerjão, localizado no cruzamento da Avenida Nilo Peçanha com a Rua México, no Centro do Rio. A previsão é que o anexo seja desativado nos primeiros meses de 2021.

“O governador já tinha aprovado o projeto quando apresentei. A sanção confirma o quanto ele gostou e entende a necessidade de a capital ter um hospital público especializado para cuidar da visão das pessoas. A implementação dessa unidade é crucial para evitar que pessoas fiquem cegas. Espero que os trâmites iniciem logo após a mudança dos deputados”, disse Rosenverg Reis, autor original da medida.

O projeto foi inspirado no Hospital do Olho de Duque de Caxias, referência na especialidade e que recebe pacientes de todas as regiões. Para o deputado Luiz Paulo (sem partido), ficou claro a necessidade de instalação, na capital, de uma unidade nos moldes da localizada na Baixada Fluminense, mas que não consegue atender a demanda de todo o estado.

“Depois de toda a corrupção na Saúde, o Estado está devedor. Queremos que implante o Hospital do Olho, e que não seja gerido por Organização Social, e sim pelos quadros da Saúde”, opinou Luiz Paulo, no momento da aprovação do projeto pela Alerj.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.