Alerj decreta retomada de circulação dos trens do Ramal de Guapimirim

Os trens do ramal de Guapimirim, administrados pela Supervia, voltarão a circular. É o que determina o projeto de decreto legislativo 50/20, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (26). O projeto será promulgado pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

O transporte ferroviário dessa linha está interrompido desde março devido à pandemia de coronavírus. O Governo do Estado, por meio do Decreto Executivo 47.128/20, determinou o restabelecimento dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros, mas proibiu o Ramal de Guapimirim de funcionar. O projeto, então, revoga essa proibição. O ramal de Guapimirim voltará a operar cinco dias após a publicação do decreto legislativo em Diário Oficial.

A medida é de autoria original das deputadas Marina Rocha (PMB) e Lucinha (PSDB) e dos parlamentares Waldeck Carneiro (PT) e Alexandre Knoploch (PSL). Marina Rocha, natural de Guapimirim, afirmou que os cidadãos do município ficaram meses sem um tipo de transporte intermunicipal. “Os ônibus voltaram a funcionar, mas muitos profissionais de Saúde, da Segurança Pública, cuidadores de idosos e trabalhadores da indústria em geral não têm condições de pagar a passagem de ônibus para a capital, que atualmente custa R$ 12,00, enquanto o bilhete do trem com baldeações até a Central custa R$ 4,60”, explicou a deputada.

Também assinam o texto como coautores os deputados Flávio Serafini (PSol), Mônica Francisco (PSol), Eliomar Coelho (PSol), Dr. Deodalto (DEM), Luiz Paulo (PSDB), Bebeto (Pode), Márcio Canella (MDB), Martha Rocha (PDT), Samuel Malafaia (DEM), Brazão (PL), Renata Souza (PSol), Dani Monteiro (PSol), Alana Passos (PSL), Rosenverg Reis (MDB), Carlos Minc (PSB), Vandro Família (SDD) e Subtenente Bernardo (PROS).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.