Alunos de Nova Iguaçu e Duque de Caxias  participam de projeto de inclusão digital

Ciente da importância de informar a população sobre as perspectivas de futuro, o Governo do Estado lançou ontem (11), o projeto ‘Palácio Guanabara Inclusão Digital’. Cento e quarenta alunos de escolas estaduais de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, além de jovens da Faetec da Rocinha e da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), participaram, no auditório do palácio, de uma manhã de palestras direcionadas às mudanças nas áreas digital e tecnológica.

“É imprescindível que os jovens estejam antenados com as novas tecnologias e saibam usá-las. A educação é o caminho de transformação de uma sociedade. Por meio delas, capacitamos aqueles que construirão nosso futuro”, destacou Cláudio Castro, vice-governador do Rio de Janeiro.

O objetivo é preparar a população para as novas oportunidades de trabalho, permitindo, assim, a inserção do maior número de pessoas na sociedade digital. A expectativa do projeto é capacitar quatro mil pessoas por ano.

“Nessa primeira fase, esclarecemos sobre a importância da internet, do mundo globalizado, da tecnologia da informação e de fazer parte da Quarta Revolução Industrial. Após esse start, teremos uma segunda fase, que será de capacitação desse público, por meio de parcerias que estamos viabilizando”, explicou o presidente do projeto ‘Palácio Guanabara Inclusão Digital’, Marcos Gonçalves.

Em todas as palestras, os participantes foram estimulados a pensar o uso da tecnologia de forma inovadora, para que ela seja um catalisador de ideias e agente transformador de suas realidades. 

“Não conseguimos acompanhar a inovação tecnológica pela sua rapidez. Precisamos mobilizar todo um ecossistema de inovação trazendo a juventude junto, porque, daqui a dez anos, eles estarão na linha de frente de mudança do mundo. Não podemos mais ficar parados”, ressaltou o subsecretário de Tecnologia da Informação da Casa Civil e Governança, Clemilson Silva.

Além das palestras, os estudantes também tiveram acesso a uma exposição que retrata a evolução digital por meio de equipamentos usados nas décadas passadas, como computadores da década de 80, walkman, Atari, os primeiros celulares lançados no mercado, disquetes, entre outros.

“A experiência foi muito boa, ouvi sobre coisas que vão inovar a indústria, que abriram a minha cabeça. Gosto de tirar fotos e acho que o uso das novas tecnologias pode ajudar muito nesse trabalho e na criação de um negócio”, contou o aluno de 18 anos do Colégio Estadual Duque de Caxias, Wender Monteiro.

 O ‘Palácio Guanabara Inclusão Digital’ é um projeto da Secretaria da Casa Civil e Governança, realizado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação com a parceria da Subsecretaria de Administração. O evento será quinzenal e qualquer interessado pelo assunto, jovem ou adulto, pode se inscrever pelo e-mail pgid@casacivil.rj.gov.br  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.