Alunos de Nova Iguaçu visitam Parque Municipal pela primeira vez

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Murilo Costa, na Cerâmica, tiveram uma aula diferente e ao ar livre nesta quinta-feira (22). Eles puderam aprender na prática ensinamentos sobre a conservação e preservação do meio ambiente durante uma visita ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Parque do Vulcão. A ação, que também reuniu professores da escola, é uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação. Este ano, quatro escolas e mais de 200 alunos já visitaram o local.

O passeio, que ocorreu durante toda a manhã, foi guiado por guardas ambientais. Os estudantes caminharam pelas trilhas, conheceram poços naturais, a fauna e a flora do local. Eles também visitaram outros pontos do parque, como a sede, entrada principal e a Pedreira.

 “Queremos mostrar aos estudantes e professores a importância de conhecerem a riqueza do nosso meio ambiente. Essa interação é gratificante, pois nosso parque é uma verdadeira sala de aula de biologia”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

Um dos momentos marcantes do passeio foi quando os alunos se depararam com uma árvore especial. Nela, num dos galhos, havia um bicho-preguiça, animal encontrado com facilidade no Parque Municipal. O mamífero chamou atenção das crianças, que pediram aos guardas ambientais para contarem sobre o bicho. Uma das mais animadas era a aluna Emilly Vitória Rodrigues de Oliveira, de 9 anos. Ela contou que essa foi sua primeira experiência no parque e que pretende voltar outras vezes.

“Me apaixonei pelo bicho-preguiça. Soube que é um macho e que vive aqui no Parque”, lembrou a estudante. “Vou contar pra minha mãe toda a experiência que vivi aqui hoje e mostrar que não podemos jogar lixo no chão para não poluir o meio ambiente. Temos que preservar a natureza e voltar mais vezes”, disse a menina.

O programa de visita dos alunos ao Parque também faz parte de uma parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Nova Iguaçu. 

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, conhecido como Parque do Vulcão, foi criado em 1998 e está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. Ele é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços. A unidade também guarda flora e fauna da região, bem como, um patrimônio científico que expõe as estruturas subterrâneas abaixo de vulcão tal como condutos sub vulcânicos. Ele fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 16h.

Fotos: Alziro Xavier / PMNI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.