Alunos do Ambiente Jovem criam composteira sustentável em Japeri

  A população de Japeri agora tem um local adequado para destinar seus resíduos orgânicos de forma correta. A composteira comunitária foi construída nesta quarta-feira (18), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê (NEAVI), com a participação de 50 alunos do Ambiente Jovem 2. 

O grupo de adolescentes pôde experimentar na prática o que aprenderam diante da aula ao ar livre. Os canteiros serão cuidados pelos próprios alunos e vão gerar um adubo rico em nutrientes que serão usados na horta comunitária do espaço que abriga diversas espécies de plantas que são doadas para a população.  

A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentos, folhas, galhos e outros resíduos biodegradáveis, em um composto orgânico rico em nutrientes chamado de composto.  

Segundo a titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a atividade teve como foco principal a sustentabilidade. ” A compostagem é uma alternativa sustentável para a redução de resíduos, além dos impactos positivos no meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população a longo prazo. É gratificante ver os alunos da segunda edição do Ambiente Jovem participando desta iniciativa e preocupados com a sustentabilidade”, concluiu.  

De acordo com o instrutor Rodrigo Oliveira, da empresa Impacta, a prática sustentável de compostagem beneficia o solo, as plantas e o meio ambiente. ” Compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos, uma espécie de reciclagem que transforma restos de alimentos, resíduos de jardim, embalagens compostáveis em adubo orgânico beneficiando nosso meio ambiente”, disse.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.