América do Sul registra mais de 58 mil casos de covid-19

A América do Sul já registra mais de 58 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O Brasil é o país mais afetado da região, com mais de 28 mil contágios confirmados. O Peru está em segundo lugar, com mais de 10 mil infectados. Chile aparece em terceiro lugar, com mais de 8 mil casos.

O Equador, cujo sistema de saúde e os serviços funerários estão colapsados, é o país com maior taxa de letalidade na América do Sul, com 21 mortos por covid-19 para cada milhão de habitantes. O Brasil, com 7,4 mortes a cada milhão de habitantes aparece em terceiro lugar, depois da Guiana , com índice de 7,7, baseada no mapa em tempo real da doença, desenvolvido pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Depois do Brasil, aparecem Peru (7,1), Chile (5,0), Colômbia (2,5) Argentina e Bolívia (2,4), Uruguai (2,2), Suriname (1,7), Paraguai (1,1) e Venezuela (0,3).

Os cálculos foram feitos com os dados oficiais de mortos pelo novo coronavírus em cada país. No entanto, sabe-se que muitos países da região apresentam subnotificação desses dados.

Chile

O Chile, que tem uma população de 18,7 milhões de habitantes, adotou como política uma ampla testagem para diagnóstico da população. Até agora, foram realizados 91.873 testes, com 8.273 mil casos confirmados e 95 mortes. O país declarou estado de catástrofe no dia 18 de março.

O país adquiriu quase um milhão de testes, que deverão começar a ser utilizados a partir da próxima sexta-feira (17).

Na manhã de hoje (15) a subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza, divulgou o último balanço da doença no país. Ela afirmou que 2.937 pessoas já estão recuperadas, ou seja, tiveram o diagnóstico, passaram 14 dias em quarentena e agora já estão na etapa em que não transmitem mais o vírus.

Daza afirmou que o Chile tem atualmente 577 ventiladores disponíveis em todo o país para os pacientes que precisam.

O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou na manhã de hoje que “o destino disso (do novo coronavírus) é que toda a população mundial seja infectada, não há como evitá-lo, a menos que haja uma vacina”.

Mañalich disse ainda que estão sendo feitos esforços para não sobrecarregar o sistema de saúde e gerenciar a propagação do vírus da melhor maneira. O ministro ressaltou que é importante detectar as pessoas que criaram imunidade à covid-19 e as que estão com  o vírus e são assintomáticas, por isso a importância de testar amplamente a população. 

Pressionado por prefeitos que questionam as quarentenas parciais e pedem isolamento total, o ministro chileno afirmou que está atuando com cautela, pois não se sabe ainda os impactos que tais medidas teriam em cada comunidade.

“As pessoas sofrem, elas passam fome”, disse o ministro que defende que o isolamento não deve ser prolongado por muito tempo, deve ter um começo e um fim, já que nos locais que o decretaram indefinidamente, as pessoas não os cumpriram.

“São medidas que podem parecer boas mas causam muitos danos em casas onde muitas pessoas vivem em poucos metros quadrados”, disse Mañalich.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.