Imagine descobrir o pon­to mais balado da praia ou um barzinho com os hits do momento? Também é possível dividir essa descoberta com os amigos e ainda ajudar a atrair mais pessoas. Isso já é possível através do aplicativo Orbis. Amante da cartografia e pro­fissional da tecnologia da infor­mação, Felipe Pires teve a ideia de criar a ferramenta virtual que pudesse mapear as tribos urbanas das cidades. “O Orbis nasceu com a proposta de mapear pontos de encontros de diferentes tribos urbanas, além de promover a interação e integração dos mais diferen­tes segmentos. Portanto, é uma rede social para se encontrar no mundo real”, descreve Felipe, acrescentando que a inspiração para o nome do projeto veio do primeiro atlas mundial, em 157º, confeccionado por Ortelius (1527-1598), o «The­atrumOrbisTerrarum».

O aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, é voltado para diversos públicos. De maneira fácil e intuitiva, o usuário tem a possibilidade de explorar várias localidades. Felipe explica como o ‘Orbis’ funciona. “Após fazer o registro, o usuário pode optar por criar um grupo ou participar de um já existente. A partir daí, é possível fazer um check-in e “conquistar” o território para o seu grupo. Quanto maior o número de check-ins, maior um círculo com o símbolo do grupo aparecerá no mapa. Caso um local fique muito tempo sem check-in, esse círculo diminuirá até desaparecer”,detalhou o ide­alizador do app, que conta que é possível, além de fazer check-ins, postar fotos, vídeos e textos.

Ao todo, já são cerca de 15 mil usuários cadastra­dos – 80% são brasileiros e os outros 20% são de diversas nacionalidades. Atualmente, o app registra, aproximadamente, 200 mil check-ins em todo o Brasil e ao redor do mundo. De acordo com Felipe, o ‘Orbis’ já foi traduzido para 17 línguas. “O mais bacana do projeto que foi pensado no formato de um mapeamento colaborativo. Com isso, já conseguimos a adesão de algumas prefeituras para a inclusão do botão “Mapa Social” em seus portais, como a de Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, além de Duque de Caxias, uma das principais ci­dades da Baixada Fluminense, com muitos estabelecimentos comerciais. Estamos ativamente incluindo mais prefeituras para levar o Mapa Social para todas as cidades do Brasil”, explicou. Projeto do Startup Rio

O Orbis é um dos proje­tos contemplados pelo Startup Rio, o programa do Governo do Estado, da Secretaria de Ci­ência, Tecnologia e Inovação, voltado para a capacitação de empreendedores digitais. “O programa é uma ‘pérola’ para quem tem a ideia ape­nas, pois oferece a oportu­nidade de tirá-la do papel. O formato do Startup Rio é inovador exatamente por isso: o mercado costuma investir em ideias já consolidadas. Quem tem uma ideia original, quase nunca recebe a devida atenção o programa preen­che essa lacuna”, comentou Felipe. O Orbis pode ser aces­sado em www.orbis.to e está disponível para IPhones (ht­tps://apps.apple.com/gb/app/ orbis-local-groups-discovery/ id1453025529) e Android (ht­tps://play.google.com/store/ apps/details?id=com.orbis. orbis&rdid=com.orbis.orbis).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.