Arte e reflexões da pandemia em exposição na Galeria Fenig

A exposição “Caminhos pós-pandemia – o abstracionismo contemporâneo” foi aberta nesta segunda-feira (13/09), às 9h, na Galeria de Artes da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), na Rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu. Obras da artista plástica Elis Sampaio ficarão expostas até o dia 31 de outubro.

A ação desenvolvida pela Prefeitura de Nova Iguaçu foi criada com o objetivo de potencializar os talentos das artes visuais da cidade em um espaço para todos vislumbrarem as criações dos artistas locais. Seguindo os protocolos sanitários como distanciamento e uso de máscara, a entrada é gratuita.

A artista Elis Sampaio nasceu em Teófilo Otoni, Minas Gerais, mas desde a infância mora em Nova Iguaçu onde começou a desenvolver seu talento. “Eu sempre busquei a cultura visual até idas a galerias, espaços de decoração, feiras e ateliês de arte. O meu início ocorreu no artesanato. Antes da pandemia, busquei cursos de arte em Nova Iguaçu e fiz o curso de Daruich Hilal onde tive uma imersão no aprendizado técnico de abstração contemporânea e participei de aulas teóricas de historia da arte o que me fez buscar referências”, destacou Elis Sampaio.

A artista lembra que durante o isolamento da pandemia se dedicou ao que mais ama que é a arte. “Fiz uma imersão e aprendi que o trabalho traz a inspiração e não o caminho inverso”, afirmou Elis.

Entre as artistas que inspiram Elis Sampaio estão Lucia Laguna, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão. Ela destaca em Lucia Laguna o trabalho com fita crepe a partir da desconstrução e em Beatriz Milhazes as mandalas geométricas. Sobre Adriana Varejão, Elis ressalta o trabalho antropológico que traz temas da colonização portuguesa.  

“Expor em Nova Iguaçu, em especial na Fenig, é uma realização. Nova Iguaçu é cheia de artistas e artesãos conceituados. Vejo essa iniciativa com muito orgulho e gratidão”, finalizou Elis Sampaio.

Num resgate da vocação da Fenig nas artes visuais, a Fundação inaugurou a Galeria de Artes em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves e Solange Maria de Souza, dos pintores Jeremias Cristino e Rodrigo Monteiro e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostraram a força das artes visuais em Nova Iguaçu.

SERVIÇO:

Reflexões da pandemia através da arte na Galeria Fenig

De 13/09 a 31/10

Segunda a sexta-feira

De 9h às 16h30

Galeria de Artes Fenig – Rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu

Grátis

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.