Associação de Supermercados lança campanha de boas práticas para lojistas e consumidores

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) produziu uma cartilha com orientações focadas nos supermercados e consumidores do setor, para que intensifiquem as boas práticas de higiene dentro das lojas e combatam a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

A ASSERJ está também produzindo material diário, em suas redes sociais, com boas práticas para a sociedade no geral. Supermercados, farmácias e serviços de saúde que funcionam dentro dos shoppings são os únicos lugares que possuem permissão para funcionar de acordo com o decreto no 46.973, publicado nesta terça-feira, dia 17, no Diário Oficial do estado que coloca o Rio de Janeiro em situação de emergência.

Para a população as medidas recomendadas pela ASSERJ são:

– Que os clientes fiquem distante, pelo menos, um metro uns dos outros em formação de filas nos caixas, setores de açougue, laticínios e padarias;

– Que não levem as crianças aos supermercados para que não corram o risco de contrair o vírus e passar para outros membros da família, principalmente idosos;

– Que parentes, amigos ou vizinhos de idosos possam fazer as compras por eles, visto que são o principal grupo de risco;

– Que apenas um membro da família vá ao supermercado para de minimizar o risco e não expor todos à contaminação;

“Pensamos nessa campanha para que as pessoas que precisem ir aos supermercados façam isso da forma mais segura possível. Percebemos que o movimento nas lojas está um pouco acima do comum e essas dicas podem ajudar para que todos façam suas compras em segurança”, explica o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

Além das orientações para os clientes, que estão nas redes sociais da ASSERJ no @asserjsupermercados, na cartilha para os supermercadistas estão cuidados para recebimento de mercadorias, equipes administrativas e limpeza em geral como uso de máscara para manipuladores de alimentos, higienização nas esteiras de check out a cada 30 minutos e das mãos após pagamentos feitos em dinheiro, não compartilhar canetas e itens em geral, entre outros.

“Estamos orientando para que os mercados se adequem ainda mais às normas de higiene e orientações da Vigilância Sanitária. Não queremos que os colaboradores dos supermercados fiquem doentes. Queremos que a população se sinta segura sabendo que estamos tomando todas as medidas preventivas contra o novo coronavírus”, destaca Bianca Costa que é coordenadora do Conselho do Alimento Seguro da ASSERJ.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.