Atendimento do castramóvel começa em São João de Meriti

Começaram nesta segunda-feira (11/09) os serviços do Castramóvel, que está na Praça da Matriz, Centro de São João de Meriti. A ação é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde com a Prefeitura de São João de Meriti por meio da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (SUPROBEAN). Os atendimentos serão realizados até 22 de setembro, sempre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. As castrações são gratuitas para cães e gatos. Para fazer o procedimento é necessário fazer o agendamento no site: rjpet.com.br. “Já tem muito cachorro de rua e nós, tutores, também buscamos evitar que as fêmeas tenham filhotes. Eu vim agora, porque antes tinham campanhas, mas não eram tão próximas da minha residência e o serviço estando aqui na Praça da Matriz facilitou muito pra mim”, disse Ana Paula, tutora da Shakira.  

A Dra. Luana Reis, médica veterinária da SUPROBEAN, explicou os benefícios da esterilização canina e felina. “Algumas enfermidades são prevenidas com a castração. Na parte dos cães é possível prevenir o câncer de próstata devido à redução de testosterona. Para as fêmeas (cadelas e gatas), conseguimos evitar piometra, que é uma infecção uterina, e câncer de mama (muito comum), que tem como consequência a retirada da cadeia mamária inteira. No geral, prevenimos também as doenças sexualmente transmissíveis como o tumor venéreo transmissível – TVT, que é bem comum em animais de rua”, explicou ela.

Os pets são separados por dia da semana. Segunda, quarta e quinta-feira: cães. Terça e sexta-feira: gatos. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais, enquanto os tutores, um pet por mês.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados: 2,2 milhões, cães e 1,2 milhão, gatos. “O controle populacional também é um resultado muito importante desse trabalho. Nós temos muitos animais de rua e é com a castração que resolvemos esse problema de médio a longo prazo. Com essa iniciativa conseguimos também ajudar na saúde pública porque os animais são transmissores de zoonoses. Quanto mais bichinhos abandonados, mais doenças como raiva, leptospirose, algumas sarnas, entre outras, são transmitidas para os seres humanos”, disse a veterinária Luana Reis.

Os tutores dos animais presentes no primeiro dia de ação deixaram um recado para os moradores da região: “Aproveitem, tragam seus bichinhos para evitar que os animais sejam abandonados, porque essa é uma realidade que a gente vive. Eu moro na Venda Velha. Essa cachorra eu trouxe, nós cuidamos dela na rua, pra castrar e evitar que mais animais vivam nas ruas”, falou Aline Balbio, protetora da cadela Vaquinha. Há quem também se preocupe com os animais dos amigos, vizinhos e familiares. “Esse projeto foi uma benção de Deus que chegou pra nós. Eu tenho 20 animais, castrei todos eles e agora eu estou aqui com as cachorras dos meus vizinhos, que não podem trazer, mas eu não podia deixar eles perderem a oportunidade do Castramóvel estar na Baixada, porque para outras áreas eu não consigo me deslocar”, disse Maria Ivete, protetora da Pandora e da Mel, cadelas dos vizinhos dela.

Estão presentes na Praça da Matriz veterinários, técnicos e auxiliares que são responsáveis pelo atendimento durante todos os dias de evento. Após a castração, os tutores recebem os remédios e as instruções para o pós-operatório.

Regras para agendar o procedimento:

– O animal deverá ter no mínimo 6 meses e no máximo 7 anos de idade.

– Animais braquicefálicos não poderão ser castrados.

– O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg.

– O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 8 horas antes da cirurgia.

– Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento.

– O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento.

– No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento.

– Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas.

– Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira.

– Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal.

– O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia.

– O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.

– Caso não seja a pessoa cadastrada a levar o animal no dia agendado, deverá enviar uma declaração de próprio punho autorizando outra pessoa a levar (com nome completo e CPF).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.