A 13ª edição das Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa se consagra como o maior evento do mundo a reunir atletas/estudantes com deficiência, que estejam em idade escolar. Ao todo, são 1.200 competidores inscritos, representando todo o país. A delegação do Rio de Janeiro, organizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, se faz presente com 84 atletas, dos 12 aos 17 anos, que irão disputar em sete modalidades. A competição teve a abertura no dia 19 e vai até dia 22 de novembro, em São Paulo.

“A presença dos atletas do Rio de Janeiro confirma a efetividade da política do Governo de Estado através do Programa RJ+Inclusão, implementado este ano pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O trabalho tem sido incansável para que as pessoas com deficiência, principalmente os jovens, tenham acesso a prática esportiva e possam participar de competições como esta, e outras tão importantes, que destacam os talentos do paradesporto brasileiro”, declara o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

A competição contempla 12 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

   “Os jovens atletas das paralimpíadas escolares passaram por avaliação de funcionalidades e o Rio de Janeiro tem fortes representantes na natação, goalball, bocha, tênis de mesa, e outras modalidades. Estamos muito felizes por ver o resultado do trabalho de inclusão pelo esporte, dia a dia”, afirma Valnei Costa, superintendente de inclusão socioesportiva da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. 

Os competidores também serão avaliados pela coordenação técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro que irá selecionar os participantes do Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto que promove semanas de treinamento intensivo e de alto rendimento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.