Há 10 anos, no terceiro domingo de novembro, o Detran.RJ homenageia familiares e amigos de vítimas de acidentes de trânsito, que enfrentam a dor de perder um ente querido. Domingo (17/11), o auditório do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, recebeu o ato inter-religioso em celebração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Transito. “O Detran tem um papel muito importante no dia de hoje. O evento alerta para a importância da educação no trânsito, que preserva vidas e previne acidentes. Estamos aqui para dar conforto a quem perdeu uma pessoa querida vítima de acidente de trânsito”, explica o presidente do Detran.RJ, Marcelo Bertolucci.

A cerimônia reuniu líderes de todas as crenças: católica, judaica, espírita, protestante, anglicana, evangélica, messiânica, muçulmana e zen-budista. Organizada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ e pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito (Navi), a celebração contou com o depoimento de pessoas assistidas pelo núcleo, orações dos religiosos e apresentações do coral da Secretaria de Estado de Policia Civil do Rio de Janeiro, com regência do maestro Gilson Bender.

“Em nome do vice-governador, Claudio Castro, parabenizo ao Detran pela luta por um trânsito mais seguro. O ato é um momento de amparo para todos que sofreram com a perda de entes queridos”, relata a assessora especial da Vice-governadoria, Soraya Moreno.

Para a aposentada Irene Alves, uma das assistidas do Navi, a celebração é extremamente importante para que todos recebam o devido apoio. “Me senti acolhida desde o primeiro dia que entrei para o núcleo. Já é o segundo ano que venho no evento e quero agradecer o apoio de todos que participam. Nesta data, saímos mais fortalecidos espiritualmente”, relata Irene.

“Esse encontro religioso traz uma consolação para os familiares com um olhar maduro e responsável, principalmente quando falamos em educação no trânsito. Hoje é um dia de orações, de fé e de conscientização”, relata o representante da Igreja Católica, Padre Omar Raposo.O babalorixá, Ivanir dos Santos, explica que a educação no trânsito é papel fundamental para o crescimento do cidadão.

“É importante que a sociedade seja conscientizada desde sempre. O evento de hoje é importante para sensibilizar a humanidade e acolher os parentes e amigos das vítimas”,  afirma o babalorixá.O Detran.RJ atua na educação para o trânsito com medidas efetivas que contribuem para melhorar a convivência entre todos, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres.

“É uma homenagem de diversas religiões que se solidarizam com as vítimas do transito. Procuramos chamar a atenção para a importância de se respeitar as regras do trânsito para salvar vidas e manter a ordem”, ressalta a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Luciana Tamburini.

O estado do Rio de Janeiro apresentou uma queda de 8% no índice de mortes no trânsito no ano passado. Segundo o anuário estatístico do Detran.RJ, o número de vítimas fatais caiu de 2.121 em 2017 para 1.957 em 2018. O estudo da Coordenadoria de Estatística do departamento também registrou mais de 29 mil ocorrências de acidentes em 2018, onde as maiores vítimas fatais são homens entre 18 a 29 anos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.