Aventura canina é destaque na Sala de Leitura Fenig

“A escrita e os desenhos sempre estiveram presentes na minha vida. Em janeiro de 2020, tentei retomar velhas histórias, sem muita continuidade, até que tive vontade de escrever para o meu amado menino poodle “Pepito”, que tinha falecido há alguns meses e a saudade não me dava trégua. Com os papéis na mesa, computador ligado, as lembranças vieram à tona, se transformando no primeiro texto completo, naquela noite sem sono. Era “Dom Pepito e as Frutinhas”. O primeiro livro. Naquele mesmo ano escrevi mais três: O sonho bem sonhado de Dom Pepito, Dom Pepito no Arraiá e Dom Pepito no Mundo Colorido. Desde então, não parei mais”, assim a escritora Simone Grund conta o início de sua trajetória literária que ganha Tarde de Autógrafos, nesta sexta-feira (11/08), das 14h às 17h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping. A ação do projeto Livros para Voar faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

Simone conta que o livro “Dom Pepito no Arraiá” é sobre um “menino poodle, se aventurando nas ruas do seu bairro e participando por acaso de uma festa junina, desde os preparativos até a realização da festa. Neste contexto do dia da festa do arraiá, entre as brincadeiras, a decoração, as comidas, cheiros, a dança, os sons típicos, o acolhimento, a amizade e as muitas emoções das descobertas se fazem presentes”, explica. “Procurei retratar neste livro um pouco da nossa cultura, buscando nas minhas memórias as tradições festivas da minha infância e do nosso jeito de viver”, afirma a autora que destaca a imaginação sobre as aventuras de um cãozinho poodle e seu olhar sobre o mundo. 

Simone destaca ser uma leitora eclética que gosta de ler biografias, romances e documentários históricos e contemporâneos, comédias, contos, histórias infanto-juvenis, literatura para conhecimento psicológico, espiritual e filosófico. A lista de autores preferidos é grande: Pedro Bandeira, Maurício de Sousa, Maria Clara Machado, Daniel Azulay, Ariano Suassuna, José de Alencar, Emmanuel e Chico Xavier, Monteiro Lobato, os irmãos Grimm, entre outros.  

Moradora do bairro Jardim Esplanada, Simone Grund é arquiteta e urbanista, mas a carreira literária caminha junto. Ela destaca a importância de ações para o desenvolvimento da escrita e da leitura entre os iguaçuanos. “Que estes locais sejam interessantes, emocionantes, divertidos e com bases sólidas para que possamos estar em constante movimento, para trocas de experiências e avanço intelectual”, afirma a escritora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *