Baixada em alerta: casos de  coronavírus aumentam na região

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro registrou até esta segunda-feira (30/03), 657 casos confirmados e 18 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. A situação da Baixada Fluminense, que registrou ontem 18 casos confirmados, começa a acender o sinal de alerta das autoridades de saúde da região. O grande destaque do boletim divulgado ontem é a cidade de Nova Iguaçu, que segue liderando o número de casos entre os municípios da Baixada Fluminense e em apenas 3 dias deu um salto de 1 para 7. Segundo informações de especialistas, os números podem ser ainda maiores. Isso porque por determinação do Ministério da Saúde, os exames são realizados apenas em pacientes que apresentem sintomas graves.

Apesar do número de casos confirmados, a cidade ainda não possui uma estrutura de saúde específica para o tratamento do Covid-19. A Secretaria de Estado de Saúde anunciou a construção de um Hospital de Campanha no Aeroclube, mas as obras ainda não começaram. O atendimento de pacientes com suspeita da doença vem sendo realizado nas unidades de saúde.

Em live divulgada em suas redes sociais, o prefeito Rogerio Lisboa anunciou o início das obras emergenciais para reabrir o Hospital Iguaçu mas ainda não há uma previsão para começar as reformas e a implantação de novos leitos.

Em Duque de Caxias, que registra 5 casos, a Prefeitura anunciou a criação de 326 novos leitos na rede municipal de saúde do município, sendo 100 leitos no novo hospital adquirido pela Prefeitura para atendimento específico aos casos de coronavírus na cidade; 56 leitos no Hospital Municipal Dr. Moacy do Carmo, que devem ser inaugurados nos próximos dias; 20 leitos na Policlínica Duque de Caxias; 10 leitos de CTI pediátrico no Hospital Infantil Ismélia da Silveira; 40 leitos nas seis UPHs da cidade, acom atendimento 24 horas; e 100 leitos na nova Maternidade de Santa Cruz da Serra, que poderão ser usados em caso de necessidade.

Em Meriti, que registra apenas um caso de acordo com o Boletim divulgado ontem (30), a Prefeitura preparou a UPA de Jardim Íris para ser o ponto principal de atendimento aos pacientes da cidade.  A Prefeitura vem realizando ainda a limpeza e higienização de alguns locais da cidade. O objetivo é reduzir a propagação do novo coronavírus. As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Transporte, estão aplicando água e sabão, com substâncias químicas como hipoclorito, em locais de maior aglomeração de pessoas.

Até a atualização da listagem ontem, o município de Mesquita não havia registrado nenhum caso. Apesar disso implantou um polo de atendimento exclusivo para Covid-19. O espaço, localizado na Avenida União 525, no bairro Santa Terezinha, está pronto para receber pacientes com sintomas do novo coronavírus, para diagnóstico e encaminhamento ao tratamento adequado. O funcionamento é diário, das 8h às 20h. O atendimento é feito por uma equipe com 10 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles já foram preparados para o diagnóstico clínico dos pacientes. E, em caso de necessidade, encaminhar os casos mais delicados para a UPA de Edson Passos ou um hospital estadual.

Com dois casos registrados, o município de Belford Roxo publicou decreto que dispõe sobre a intervenção (na modalidade de requisição) da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Glória com o objetivo é aumentar o atendimento para pacientes de Coronavírus. O município conta hoje com 208 leitos, sendo 181 clínicos e 27 de UTIs. Os 208 leitos estão disponíveis no Hospital Municipal (bairro Piam), Hospital Fluminense (Areia Branca), UPA do Bairro Bom Pastor, UPA do Lote XV e Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Glória (Centro).

O município de Queimados confirmou ontem o primeiro caso de Covid-19. Uma mulher, de 27 anos, testou positivo para a doença no domingo (29) após realizar o exame em uma clínica particular, localizada na Barra da Tijuca. A moradora de Queimados está em isolamento domiciliar e em situação estável. A moça é enfermeira e trabalha em dois hospitais na cidade do Rio de Janeiro, onde pode ter sido contaminada. A jovem está sendo acompanhada pelas equipes de monitoramento da Secretaria de Saúde do município.

A Prefeitura está montando um hospital de campanha no espaço anexo ao CETHID para receber possíveis casos de Covid-19. A unidade terá 20 leitos com equipes 24 horas e equipamentos essenciais no combate à doença.

Medidas de prevenção

– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;

– Utilizar álcool em gel nas mãos;

– Evitar tocar o rosto.

Para mais informações, ligue gratuitamente para o número 160 ou acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirus.rj.gov.br.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.