Baixada Fluminense ganha Escola Livre de Artes com inscrições abertas já no início de Agosto

A Escola Livre de Artes, a ELAdaBF chega, aos poucos, no coração da cidade de Duque de Caxias. A iniciativa acontece no espaço do primeiro coworking criativo da Baixada, o Gomeia Galpão Criativo, que no início de setembro passa a receber suas primeiras aulas presenciais. Ao todo são cinco eixos artísticos: Música, Teatro, Dança, Audiovisual e Hip Hop. A formação contempla arte e cidadania através, também, de oficinas de linguagens artísticas e reconhecimento do território da Baixada Fluminense. As inscrições abrem no dia 07 de agosto, segunda-feira, e vão até o dia 31. Os encontros acontecem no Gomeia e em campo (espaços importantes significativos para a Cultura na região).


As vagas são para pessoas a partir de 16 anos que tenham algum envolvimento com as áreas da Arte e Cultura na região. As inscrições serão feitas online, no site da instituição, e quem se inscrever ainda poderá concorrer a uma das 25 bolsas de ajuda de custo previstas no projeto. O processo de formação envolve, ao todo, três módulos: Arte e Cultura na Baixada Fluminense, Oficinas Artísticas (um dos principais objetivos deste ciclo é que sejam produzidas intervenções artísticas a partir desses encontros) e Produção Cultural – um mergulho prático nesse universo desenvolvendo um material sobre a Baixada juntamente com uma culminância.


Para Heraldo HB, um dos coordenadores da ELAdaBF e idealizadores do Gomeia, a chegada da Escola vem para potencializar ainda mais o desenvolvimento de talentos na região oferecendo formação qualificada de forma gratuita. “Há na Baixada uma reconhecida falta de apoio público ao setor cultural e uma falta de equipamentos públicos de Cultura; mas muito além disso, o momento é de grande efervescência e há uma demanda imensa por formação no segmento. A ideia principal da ELA é atuar nessa perspectiva”, salienta HB.


A ELAdaBF é uma realização do Gomeia Galpão Criativo e do Ministério da Cultura a partir do Termo de Fomento Nº 936360/2022, fruto de uma emenda parlamentar do deputado Marcelo Freixo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.