Baixada no topo: Jornalismo da UFRRJ recebe prêmio nacional de Direitos Humanos

O curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de Seropédica, recebeu um dos maiores reconhecimentos da área: o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog. O projeto de mini documentário realizado pelos alunos Hugo Henrique, João Marcelo Almeida e Yago Godoy, sob a orientação da professora Flora Daemon, foi escolhido dentre mais 65 iniciativas de todo país, acompanhados de propostas da UFPE e da UFSC.

O Prêmio Jovem Jornalista visa promover trabalhos jornalísticos feitos por estudantes de todo o Brasil com foco nos direitos humanos. Intitulada “Embaixo do quepe e acima da farda: os efeitos dos discursos de ódio na saúde mental dos policiais do Rio de Janeiro”, a produção audiovisual da UFRRJ contou a mentoria de Angelina Nunes, um dos maiores nomes do jornalismo do país e atual coordenadora do Programa Tim Lopes da Abraji.

O cineasta responsável pela montagem e edição do documentário premiado pelo Instituto Vladimir Herzog foi Beto Teixeira, artista e morador da Baixada.

O grupo participou de uma cerimônia de premiação na segunda-feira (23), que está disponível no canal do YouTube do Instituto Vladimir Herzog. Durante o evento eles foram entrevistados pelo jornalista Aldo Quiroga e contaram sobre a experiência e os desafios da produção premiada.

Um outro destaque da cerimônia de premiação foi o recado que a jornalista Flávia Oliveira, da Globo News, enviou para o grupo após comentar o documentário produzido no âmbito da UFRRJ. O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é a modalidade estudantil do Prêmio Vladimir Herzog, o maior prêmio de jornalismo e direitos humanos do país.

Neste ano, o Prêmio Vladimir Herzog teve como vencedores Sônia Bridi, Fernando Morais, Márcia Foletto, Daniela Arbex, Gabriela Mayer, entre outros.

Texto: Hugo Henrique e Flora Daemon

Foto: Instituto Vladimir Herzog

Hugo Henrique, Yago Godoy, Flora Daemon, Angelina Nunes e João Marcelo Almeida

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.