Belford Roxo ganha óculos de realidade  virtual para alunos visitarem Jardim Botânico

Os 15 mil alunos do Programa de Educação Ambiental (PEA) de Belford Roxo vão entrar na realidade virtual. É que através de uma parceria das Secretarias de Meio Ambiente e Educação com o Instituto Jardim Botânico, o programa conseguiu para as 38 escolas óculos de realidade virtual para visitas ao Jardim Botânico. Belford Roxo é a primeira cidade contemplada com o projeto “Jardim Botânico vai às escolas”. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Bispo Moacir de Oliveira, bairro Xavantes.

 O projeto está previsto para iniciar em 2021. Segundo a coordenadora do PEA, Aliene Dian, as visitas ao Jardim Botânico eram frequentes para os alunos aprenderem na prática sobre os cuidados com o meio ambiente. “O instituto percebeu esse nosso hábito e entrou em contato conosco para nos apresentar o projeto de realidade virtual”, explicou Aliene. “Estamos em 70% das escolas de primeiro segmento, mas nosso objetivo é alcançar 100% da rede de ensino”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente Flavio Gonçalves. 

 Para entregar os óculos de realidade virtual, uma equipe do Instituto Jardim Botânico foi até a solenidade e explicou como funcionam. “Existem duas maneiras de visitar o Jardim Botânico de forma virtual. Para as duas é preciso baixar o aplicativo Jardim Virtual. A primeira maneira é acessando pelo telefone e a segunda com o óculos que permite dar um giro de 360 graus”, explicou o técnico do Centro de Visitação, Bernardo Mendes. “Esse é um trabalho de inclusão através da inovação e tecnologia. É uma nova ferramenta de visitação”, acrescentou a chefe do serviço de Educação Ambiental, Milena Rodrigues, ao lado da chefe do setor de Visitas, Márcia Farapo e da Educadora Ambiental, Isis Braga, que receberam troféus AMA (Amigos do Meio Ambiente) concedidos pela Secretaria de Meio Ambiente. 

A solenidade contou com representantes do município de do Jardim Botânico

 Ao lado dos vereadores eleitos Matheus igual a você e Dudu Canella, o secretário de Educação, Denis Macedo, destacou a importância da educação ambiental nas escolas. “Se ensinada desde a infância, irá se enraizar não mente da criança que poderá ser um agente multiplicador”, resumiu. Os alunos da Escola Municipal Bispo Moacir de Oliveira, Ítalo Jair e Suelen Andrade de 9 anos foram os primeiros a usar os óculos. “Gostei muito. Consegui ver as árvores e plantas para todo o lado em que eu olhava”, disse Ítalo Jair.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.