Guarani e Tupi são os nomes escolhidos por brasileiros para batizar um planeta e uma estrela, respectivamente, fora do nosso sistema solar. Antes da seleção, eles eram conhecidos como HD 23079B e HD 23079, ambos na constelação de Retículo. A campanha NomeiExomundos marcou as celebrações dos 100 anos da União Astronômica Internacional.

No Brasil, uma comissão de astrônomos e cientistas selecionou 14 pares de nomes populares da cultura nacional. Entre as opções estavam: Arara e Sabiá; Caipora e Curupira; Capitu e Bentinho; Dandara e Zumbi; Iara e Saci e os vencedores: Guarani e Tupi.De acordo com a Sociedade Astronômica Brasileira, o público pôde participar de todo o processo – desde a seleção dos pares de nomes – chegando a quase mil ideias, até a votação. Foram mais de 7 mil votos.

Guarani e Tupi, que representam nomes de tribos e etnias indígenas, receberam 15% do total.Segundo a União Astronômica Internacional, 110 países participaram da campanha e puderam escolher os nomes de 100 planetas e suas estrelas, mobilizando quase 780 mil pessoas em todo o mundo.A campanha  Name ExoWords registrou 420 mil votos.Mais informações estão disponíveis na página da Campanha Nacional NomeiExomundos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.