Câmara rejeita aumento e Nova Iguaçu terá apenas 11 vereadores na próxima legislatura

Em sessão ordinária virtual realizada na noite de ontem (23) na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, foi rejeitado o aumento de cadeiras para a próxima legislatura. A proposta previa a ampliação de 11 para 25 vereadores e não foi aprovada.

Mesmo com votação favorável de 9 parlamentares e 6 contrários à proposta, a alteração não foi  permitida pois seriam necessários 12 votos a favor. Atualmente, a casa conta com 17 vereadores.

Votaram contra o aumento do número de cadeiras, os vereadores: Marcelo Lajes, Dr. Cacau, Paulinho da Padaria, Aguinaldo Camu, Rogerio Villanova e Li Só Alegria. Dois vereadores não votaram pois não estavam presentes na sessão: Renata da Telemensagem e o presidente da Casa, Felipinho Ravis.

Entenda o caso

Desde o ano passado, essa questão se tornou um imbróglio na Câmara Municipal. Em 30 de abril de 2019, com 14 votos favoráveis e 3 contra, foi aprovado um projeto de emenda à Lei Orgânica municipal que reduziu de 17 para 11 as cadeiras no legislativo iguaçuano. De autoria do vereador Fabinho Maringá, a redução passa a valer nas eleições deste ano. Na época, a alegação do autor era de que a medida traria economia para cidade. “Este número é suficiente para realizarmos de forma eficiente nosso trabalho. E com a economia poderemos devolver receita financeira aos cofres públicos”, defendeu Maringá.  Na época, votaram contra os vereadores Dr. Cacau, Marcelo Lajes e Paulinho da Padaria.

Com a redução já aprovada, os vereadores decidiram por mais uma mudança. A intenção dessa vez seria praticamente duplicar o número atual de vagas disponíveis. Em setembro de 2019, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Iguaçu apresentou uma proposta de Emenda à Lei Orgânica alvitrando  um aumento do número de vagas que, entre idas e vindas, resultou na proposta rejeitada ontem (23) pelos parlamentares.

Na prática, a medida deixa a disputa eleitoral mais acirrada. Com apenas 11 vagas, cada voto será decisivo para garantir uma cadeira no legislativo. Com a população mais engajada na política e descobrindo nas redes sociais uma importante ferramenta para fazer ecoar sua voz, o eleitor iguaçuano está mais exigente e consciente do seu papel.

Numa campanha sem abraços, apertos de mão e sorrisos encobertos por máscaras, a conquista do voto será olho no olho.

5 comentários sobre “Câmara rejeita aumento e Nova Iguaçu terá apenas 11 vereadores na próxima legislatura

  1. A verba que vai para a câmara é a mesma independente do número de cadeiras.
    Um município do tamanho de Nova Iguaçu e eles diminuem a representatividade ? Com 17 vereadores pouco ou nada foi realizado. Imagina com 11…

  2. não passou de uma jogada para não dar a população mais opções.os vereadores de mandatos estão certos que vão ser reeleitos…vão ter uma surpresa ,a população não vai se iludir

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.