Castramóvel começa a atender em Nova Iguaçu

O Castramóvel do RJPET, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES), estacionou, nesta segunda-feira (08/05), seu ônibus na Praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu. Foi o primeiro dia de atendimento, de um total de 30 dias, do serviço gratuito de esterilização em cães e gatos. A ação faz parte da Subsecretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal e tem por objetivo promover o controle populacional de felinos e de caninos, redução de doenças e abandono. As castrações no local vão até 7 de junho, das 8h às 15h.

“Nós abraçamos a causa animal na Secretaria de Saúde. Esse é um projeto importante para todos que gostam e defendem os animais e atende a um pedido especial do deputado Carlinhos BNH. É um serviço gratuito e de excelência que visa diminuir o número de animais abandonados”,  destacou o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho.

O deputado estadual Carlinhos BNH (PP-RJ) acompanhou o início dos trabalhos no espaço localizado na Praça Rui Barbosa, centro da cidade. “Eu conheci a estrutura do ônibus que atende nossos pets e vi grande profissionalismo e respeito com os bichinhos. Castrar um cão ou gato é mais do que uma questão de reprodução, é uma questão de saúde”, destacou o deputado Carlinhos BNH.

Conhecida na cidade por seu importante trabalho de resgate de animais em situação de rua e vítimas de maus tratos, a protetora Keila Moraes levou 11 cães para a realização do serviço de castração. Para esta terça-feira (09/05) ela também garantiu o agendamento para 08 gatos.

“Fico muito feliz em ver esse projeto chegando aqui em Nova Iguaçu. Ele é muito importante, principalmente para atender os animais de ruas que são os que mais precisam do serviço. Agradeço imensamente ao deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ), que sempre nos apoiou na causa animal, procurando atender todas as nossas demandas”, explicou Keila, que é moradora do bairro K-11.

Lançado em dezembro de 2021 pelo Governo do RJ, o programa estadual de esterilizações de animais alcançou, em apenas 12 meses, a marca de mais de 200 mil animais castrados, sendo considerado o maior projeto de castração móvel do mundo. Um dos principais objetivos é diminuir o número de animais abandonados nas ruas do estado.

Como funciona o serviço

O castramóvel conta, em média, com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva, no mínimo, 45 minutos. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br.

Em Nova Iguaçu, o esquema de funcionamento será diferente dos outros locais, com serviço de 8 às 15h (exceto feriados). A programação de castrações será a seguinte: às segundas-feiras, cães (machos e fêmeas); terças-feiras, gatos (machos e fêmeas); quartas-feiras; cães (machos e fêmeas); quintas-feiras, cães (machos e fêmeas) e, às sextas-feiras, gatos (machos e fêmeas).

A Subsecretária Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, destaca que as pessoas que não têm possibilidade de comparecer ao local onde o ônibus está podem usar o serviço de clínicas credenciadas. “Existe, no site, a opção de marcar o procedimento em uma clínica veterinária mais próxima de sua casa. Temos clínicas em todas as regiões do estado. Os endereços estão disponíveis na página”, explica Camila Costa.

Importância da castração

De acordo com o veterinário do RJPET, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

“O procedimento reduz os riscos para que esses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama e estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território”, esclarece o veterinário Samuel.

Serviço:

Castramóvel RJPET

Nova Iguaçu: Praça Rui Barbosa – Centro

Horário: Das 8h às 15h (segunda à sexta, exceto feriado)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.