Centro de Cidadania é mais uma vitória  da comunidade LGBTI de Nova Iguaçu

O Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu inaugurou o III Centro de Cidadania LGBT da Baixada Fluminense. O espaço é uma unidade de atendimento do Programa Rio sem Homofobia que oferece atendimentos jurídico, psicológico e social a comunidade LGBTI iguaçuana e adjacências.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado Cristiane Lamarão e a Secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu Elaine Medeiros, assinaram o termo de cooperação  técnica no último dia 06 de agosto.

O equipamento, que já está em funcionamento, foi implementado no mesmo prédio onde já funciona o (NAVIR) Núcleo de Atendimento às

Vítimas de Intolerância Religiosa, (CRAS) Centro de Referência Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Para as Mulheres, Família Acolhedora, entre outros serviços. 

“O Centro de Cidadania LGBT Baixada III é uma reivindicação antiga do

movimento LGBT local, por isso nós conversamos com o prefeito Rogério Lisboa que foi sensível a causa, entendeu a importância e nos deu a oportunidade de trazer essa política pública para nossa cidade”, explicou a Secretária de Assistente Social Elaine Medeiros. 

 “Nova Iguaçu foi escolhida devido à grande demanda existente por esse serviço na cidade. “Identificamos através de um levantamento que 10% dos atendimentos nas outras unidades da Baixada são de moradores de Nova Iguaçu. Além disso, os índices de violência contra a comunidade LGBT na Baixada são alarmantes” relatou a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado Cristiane Lamarão 

Na coordenação do Centro de Cidadania LGBT Baixada III está Cátia Cilene, organizadora da  Parada do Orgulho LGBTI em Nova Iguaçu. Emocionada, ela comemorou a conquista do espaço justamente no mês da visibilidade lésbica.  “É grande a emoção de trazer e estar no comando desse importante espaço aqui em nossa cidade, principalmente neste mês tão significativo. Hoje é um marco na história da militância LGBT de Nova Iguaçu. Pedíamos por esse espaço há muitos anos, sempre reivindicamos a implementação de uma política pública efetiva para população LGBTI de nossa Cidade, hoje só temos que comemorar e agradecer todos os envolvidos na construção dessa política, em especial nosso Subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos Thiago Miranda, que travou uma luta incansável até a efetivação do Centro de Cidadania LGBT chegar aqui em Nossa Cidade” relatou Cátia Cilene.

O Centro de Cidadania LGBT funciona de segunda a sexta feira de 9h as 17 na Rua Terezinha Pinto 297 Centro de Nova Iguaçu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.