Cirurgias Bariátricas no Hospital Estadual Carlos Chagas retornam na próxima semana

O Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica, que funciona no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, retomará as atividades tanto no ambulatório, quanto no centro cirúrgico, a partir do dia 13 de julho. De acordo com o coordenador do programa, o médico Cid Pitombo, nesta primeira etapa haverá restrições quanto ao número de pacientes atendidos e a retomada total será feita de forma progressiva, à medida que os números de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro estejam reduzindo. Em pleno funcionamento,o Programa atende cerca de 1.200 pacientes e realiza 40 procedimentos cirúrgicos por mês. Até o momento, mais de 3.200 pessoas já foram operadas pelo Dr. Cid Pitombo no Hospital Estadual Carlos Chagas, 100% por videolaparoscopia; único programa do SUS a adotar o método menos invasivo de cirurgia bariátrica.

O Hospital Estadual Carlos Chagas está adotando todas as medidas de segurança necessárias para o retorno das cirurgias bariátricas, de acordo com os protocolos e medidas exigidas pelas autoridades sanitárias nacionais. Entre elas, está a aferição de temperatura de todos os pacientes que chegarem ao HECC; a instalação de tapetes para descontaminação dos pés; a disponibilização de um totem de pedal para uso de álcool gel sem a necessidade de retirar com as mãos. O paciente aciona a bomba por um pedal nos pés, evitando o contato; uso contínuo de máscaras; painéis de proteção no ambulatório e sinalizações e orientações, que estarão disponíveis em vários locais. Além disso, todos os funcionários estarão com equipamentos de proteção individual ( EPIs) e treinados para orientar os pacientes quanto à segurança e prevenção.

“Há uma demanda enorme que foi reprimida e esta volta é importantíssima, pois a obesidade mórbida é uma condição clínica grave e há muitas pessoas na fila. Estamos tranquilos quanto a nossa capacidade de atender com toda segurança. Houve muitos estudos e treinamentos para lidar com esta nova realidade”, diz o médico Cid Pitombo.

Todos os pacientes qualificados para cirurgia serão testados para Covid-19 gratuitamente no Hospital.

Para se manter conectado com os pacientes obesos em tratamento, o Dr. Cid Pitombo e sua equipe multidisciplinar de psicólogos, nutricionistas e clínicos montou grupos de whatsapp e usaram as redes sociais para orientar e confortar os pacientes e recém-operados durante todo o período de distanciamento social. E tem dado resultado. Juntos os vídeos já tiveram mais de 150 mil visualizações.

Cid Pitombo é médico cirurgião, recordista em cirurgias bariátricas por videolaparoscopia no SUS. Na clínica privada, é o responsável pelo tratamento dos atores André Marques e Leandro Hassum .

OBESIDADE E O NOVO CORONAVÍRUS

Cientistas da Universidade de Nova York (NYU) descobriram que a obesidade é o fator mais importante para a hospitalização ou não de um paciente após a infecção pelo novo coronavírus. Eles conduziram o maior estudo realizado em hospitais dos Estados Unidos nesta pandemia e indicaram que a composição corporal desempenhou um grande papel na resposta de cada indivíduo ao COVID-19. Pesquisadores franceses do Instituto Lille Pasteur examinaram 124 pessoas internadas com coronavírus e descobriram que 47,6% eram obesas e 28,2% tinham obesidade mórbida, quando o Índice de Massa Corporal é superior a 35. Foram analisados pacientes entre 27 de fevereiro a 5 de abril de 2020 e o proporção de obesos que precisaram de ventilação mecânica era maior em comparação aos não-obesos: 85,7% foram entubados.

2 comentários sobre “Cirurgias Bariátricas no Hospital Estadual Carlos Chagas retornam na próxima semana

  1. Boa noite,eu não era gorda quando jovem,agora não consigo emagrecer,faço dietas e nada. Ja estou triste,porque me vejo feia e não consigo entender como engordei. Na mente sou magra,no espelho e nas roupas sou gorda.

  2. Boa tarde!
    Como faço para me escrever para cirurgia?
    Tenho 1,65 115 quilos
    Faço reposição de hominio da tireide, e propensa a diabetes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.