Cisbaf articula doações para  municípios da Baixada

O Cisbaf reuniu esta semana, por videoconferência, o deputado federal, Luiz Antonio Teixeira Jr, o representante do Programa “Todos Pela Saúde” (projeto Itaú Unibanco), Marcello Pedreira, secretários de Saúde da Baixada Fluminense e equipe técnica do consórcio. O objetivo foi identificar as demandas atuais para o enfrentamento da Covid-19 na região. As solicitações serão atendidas por meio de doação do programa gerido pela iniciativa privada e do Ministério da Saúde, e a distribuição será organizada pelo Cisbaf.

Durante o encontro remoto, Marcello Pedreira apresentou o programa, conduzido por um grupo de especialistas de diversos setores da área da saúde liderado pelo diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, Paulo ChapChap. Além do apoio em equipamentos e material de proteção, Pedreira ofertou a prestação de consultoria gratuita focada em gestão de crise. “Já estamos desenvolvendo esse trabalho no Hospital Geral de Nova Iguaçu e no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, e podemos disponibilizar ferramentas de gerenciamento, bem como realizar consultoria presencial ou à distância”, ressaltou.

Respiradores, monitores, testes rápidos, oxímetros e equipamentos de proteção individual (EPIs) foram as principais necessidades apresentadas pelos municípios participantes. As quantidades, bem como as demandas dos municípios que não puderam participar, serão levantadas pelo consórcio e serão encaminhadas ao deputado federal e ao Programa “Todos Pela Saúde”. Ainda durante a reunião, Luiz Antonio garantiu a entrega de 20 novos respiradores, sendo 10 para Nova Iguaçu, 05 para Magé e 05 para Nilópolis. 

O presidente do Conselho Técnico do Cisbaf e secretário de Saúde de Mesquita, Emerson Trindade, agradeceu a oportunidade viabilizada pelo consórcio em prol de toda a região. “Fico muito agradecido em nome de todos os secretários e toda a ajuda que chegar será muito bem-vinda”.

“Sei que os municípios têm características diferentes e queremos aproveitar a expertise do Cisbaf, que conhece as particularidades de cada um, para nos apoiar nesse trabalho”, destaca o deputado federal.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.