Cisbaf discute com prefeitos a ampliação das  ações da Central de Regulação do SAMU

Prefeitos e secretários de Saúde se reuniram na manhã de ontem (21), na sede do Cisbaf, para conhecer o projeto de ampliação da Central de Regulação do Samu Baixada Fluminense. A atual central passará a regular os pacientes críticos da urgência e emergência que necessitam de transferência entre unidades da região. Está em discussão também com a Secretaria de Estado de Saúde a transferência da regulação ambulatorial (exames e consultas especializadas) para o consórcio. As novas atribuições estão sendo pactuadas e têm início previsto para janeiro de 2020.

O presidente do Cisbaf e prefeito de São João de Meriti, Dr. João Ferreira, abriu a reunião falando da importância das novas atividades que passarão a ser desenvolvidas na região e enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo consórcio em prol da saúde da população de toda a Baixada Fluminense.

Novas atribuições incluem a regulação entre unidades da região de pacientes críticos da urgência e emergência

Durante a exibição do projeto, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, explicou a operacionalidade das duas centrais de regulação, que atuarão em sintonia com a equipe que regula o SAMU Baixada, entretanto respeitando respectivos protocolos e fluxos. “O projeto de criação da Central de Regulação de Pacientes Críticos entre Unidades já foi apresentado em CIR – Metropolitana I e aprovado conforme Deliberação nº 23, de 21 de agosto de 2019. Já o projeto de implementação da Central Ambulatorial será apresentado pela SES-RJ na CIR para pactuação”, observou Rosangela Bello.

Os cronogramas para instalação das novas funções também foram apresentados, envolvendo pactuação regional, adequação do ambiente físico (onde funciona a Central de Regulação do SAMU Baixada Fluminense), contratação e treinamento dos profissionais.

Participaram também da reunião os prefeitos de Queimados, Carlos Villela, de Seropédica, Anabal Barbosa, os secretários de Saúde de Duque de Caxias, José Carlos de Oliveira, de Mesquita, Emerson Trindade, de Seropédica, Vinicius Bastos, o subsecretário de Saúde de São João de Meriti, Bruno de Castro, o subsecretário de Urgência e Emergência de Nova Iguaçu, Christian Ferreira, além de técnicos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.