Cláudio Castro dá posse ao novo secretariado

O governador Cláudio Castro deu posse, nesta segunda-feira (2), ao novo secretariado. Novos nomes se juntam aos secretários que já estavam no comando de algumas pastas, dando continuidade ao trabalho de reconstrução do Rio de Janeiro. Foram criadas novas secretarias como a da Mulher – compromisso de Castro durante sua campanha de reeleição -, de Habitação, e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.

“Em nosso segundo mandato, é chegada a hora de o Rio de Janeiro se posicionar como um ator global novamente. Nos próximos quatro anos temos novos desafios que requerem união de esforços. Aos novos secretários, secretárias, diretores e presidentes de órgãos estaduais, estejam certos de que muito trabalho nos aguarda. O Rio de Janeiro melhorou, é verdade, mas não significa que nossa missão foi totalmente cumprida. O Rio precisa de mais e nós vamos entregar mais ao Rio”, declarou Cláudio Castro.

O vice-governador Thiago Pampolha é o novo titular da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade.

“Sou muito grato ao governador Cláudio Castro por me proporcionar mais este desafio para os próximos quatro anos. Uma missão dupla já que, além da vice-governadoria, voltarei a assumir a Secretaria do Ambiente. É o início de mais um período de muito trabalho. Queremos e vamos fazer do nosso estado um lugar cada vez melhor para as famílias fluminenses”, ressaltou Pampolha.

À frente da recém-criada Secretaria da Mulher assume Heloisa Aguiar, presidente do RioSolidário. E na Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. Na Habitação, o titular é Bruno Dauaire.

A Secretaria de Saúde será liderada por Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, Dr. Luizinho, que já esteve à frente da pasta de 2016 a 2018. Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, assume a Secretaria de Transportes e Mobilidade.

A nova secretária de Educação é Patrícia Reis. A Secretaria de Trabalho e Renda tem Kelly Mattos como nova titular. Rafael Picciani ficará à frente da pasta de Esporte e Lazer e Jair Bittencourt coordenará a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.  

Rosangela Gomes fica no comando da Secretaria de Assistência Social. Para o Turismo, Castro escolheu Gustavo Tutuca, que já foi secretário da pasta. Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia passa a ser gerida por Dr. Serginho.

O titular da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília volta a ser André Moura. Já a Controladoria-Geral do Estado (CGE) terá como controlador-geral Demétrio Farah. Além disso, o Rioprevidência passa a ter como presidente Eduardo Merlin.

Mudanças: fusão e desmembramento

A Secretaria das Cidades e a de Infraestrutura e Obras foram fundidas. As pastas passam a formar a Secretaria de Infraestrutura e Cidades, administrada por Uruan Cintra.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais foi desmembrada em duas. Foram criadas as pastas de Indústria e Comércio, conduzida por Vinicius Farah, e de Óleo, Gás e Energia, com Hugo Leal como titular.

Seguem nos cargos

Continuam à frente de suas pastas Nicola Miccione (Casa Civil), Rodrigo Abel (Gabinete do Governador), Rodrigo Bacellar (Secretaria de Governo), Leonardo Lobo (Fazenda), Nelson Rocha (Planejamento e Gestão), Fernando Albuquerque (Polícia Civil), coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), coronel BM Leandro Sampaio Monteiro (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), Maria Rosa Lo Duca Nebel (Administração Penitenciária) e Danielle Barros (Cultura e Economia Criativa).

Mauro Farias (Transformação Digital) e Edu Guimarães (Gabinete de Segurança Institucional) também permanecem. Além disso, o procurador-geral do Estado Bruno Dubeux continua no comando da Procuradoria-Geral do Estado. O jornalista Igor Marques segue à frente da Subsecretaria de Comunicação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.