Coletivo de escritoras lança  livro em Nova Iguaçu

Em 2010, a professora e escritora Ivone Landim percebeu a necessidade de um coletivo que lutasse por políticas públicas para as mulheres por meio do arte. “Começou com quatro mulheres que se dedicavam à poesia. Realizamos saraus literários na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu, e depois começamos a fazer saraus itinerantes, um deles, em Cabuçu, onde homenageamos a escritora Lírian Tabosa”, destacou Ivone, sobre o coletivo “Fulanas de Tal”, que autografa o livro “Uma antologia”, nesta sexta-feira (29/04), às 14 horas, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O coletivo é formado por 12 participantes fixas e conta com escritoras convidadas. Além de Ivone, o livro conta com textos de Ane Alves, Solange Maria, Eliane Gonçalves, Verônica Carreiro, Sandra de Souza, Dinha, Roberta Miranda, Alexia Santos, Mayara Suzarte, Sueli e Marize Conceição, além das escritoras convidadas Camila Pontes, Duda Moreno, Gabi Bemvindo, Lisa Castro, Luz Ayó, Mayra Rodrigues e Paula Albuquerque.

“A Música Popular Brasileira foi uma grande inspiração para eu desenvolver a escrita poética na minha vida, além de outras linguagens como o cinema e as artes plásticas. A Baixada Fluminense, como grande agregadora de mulheres talentosas, é também uma grande inspiração. Entre os poetas, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade são uma forte influência para o meu trabalho”, afirmou Ivone Landim.

A escritora destacou que vê a ação Livros para Voar, da Fenig, como algo muito potente na democratização do acesso aos livros. “Com a pandemia, as pessoas estão muito voltadas para o digital e perderam esse gosto de ter o livro físico. Ações como essa ampliam a visão de mundo”, disse Ivone.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.