Combate a enchentes: limpeza de rios  e canais continua em Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras, vem trabalhando intensamente na limpeza e desassoreamento dos rios e canais dos quatro distritos, dentro do programa de combate às enchentes. As ações estão ocorrendo com o uso de máquina e homens nos trabalhos manuais, onde não é possível o acesso de equipamentos pesados. Iniciado em 2017, o programa de prevenção de enchentes já beneficiou várias regiões críticas e milhares de moradores. A SMO limpou, somente nos últimos três anos, mais de 250 quilômetros de rios, canais e valões.

Apesar do esforço da Prefeitura em manter os cursos d’água limpos para facilitar o escoamento das águas, principalmente durante o verão, e os meses que o antecedem, em algumas regiões os moradores insistem em jogar lixo e resíduos sólidos na beira dos córregos. Em alguns locais, além da limpeza das margens, são retiradas toneladas de objetos jogados pelos moradores. É comum os trabalhadores encontrarem troncos de árvores, sofás, fogões, colchões e até geladeiras velhas nesses locais, além de grande quantidade de garrafas pet.

Este mês, as ações de limpeza e desassoreamento foram realizadas nos canais Jaques de Molay, Farias, Vala Nove, das Velhas, Viúva Rita Leite, Gaspar Ventura, Barão do Amapá e nos rios Calombé, Negro e Santo Antônio, localizados nos quatro distritos.

CANAL CABOCLOS

Outra importante realização da Prefeitura de Duque de Caxias é a macrodrenagem do Canal Caboclos. Serão 960 metros de canalização com a implantação de pistas laterais, com o objetivo de preservar e facilitar a manutenção. Também será implantada iluminação em LED em toda extensão do canal. No primeiro distrito, ainda estão em andamento as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal São José, na comunidade Vila Nova.

JACATIRÃO

Técnicos da Secretaria Municipal de Obras, junto com o secretário João Carlos Grilo, acompanham também as obras de recuperação das margens do Rio Jacatirão que estão sendo realizadas pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente, no bairro Sarapuí, incluída no plano de combate às enchentes do município.

Fotos: Divulgação/SMO

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.