Começam as aulas de curso gratuito na Le Cordon Bleu oferecido em parceria com a Faetec

Tiveram início, na última semana, as aulas do curso CordonTec, promovido por meio de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a escola de culinária parisiense Le Cordon Bleu. Os 44 alunos contemplados com bolsas de estudo integrais foram divididos em duas turmas. Com aulas de segunda a sexta-feira, a formação profissional tem duração de nove meses.

Já no primeiro dia de aula, os alunos demonstravam empenho e satisfação com a aprovação no processo seletivo, que contou com quatro etapas, entre realização de prova, apresentação por vídeo e entrevistas. Este é o caso do Arthur Rinco, que se mudou de Macaé para o Rio de Janeiro após ser aprovado na seleção.

“O meu sentimento hoje é de euforia, é sensacional poder experimentar isso. Sempre tive a meta de estudar aqui, por ser o maior expoente da gastronomia. Essa oportunidade que a Faetec dá é uma porta de entrada fundamental e muito importante principalmente para quem não consegue ter esse acesso. Essa parceria viabiliza uma oportunidade muito grande, ajudando pessoas a chegarem num lugar e percorrer um caminho que não é tão fácil de chegar”, declarou o aluno de 29 anos.

O CordonTec é composto por aulas práticas e teóricas, que englobam demonstrações, avaliações e estágio, realizado na própria instituição. O curso oferece aos estudantes conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades culinárias pertinentes às áreas de cozinha, confeitaria, padaria e serviços. É válido destacar que faz parte do plano de estudos o ensino de procedimentos de higiene, saúde e manutenção de cozinhas.

Mesmo já sendo formado em gastronomia, Vitor de Souza, de 30 anos, tinha o sonho de estudar na Le Cordon Bleu e não perdeu a oportunidade de tentar o concurso, sendo aprovado na segunda vez em que participou do processo seletivo.

“Comecei a pesquisar sobre instituições que oferecem o curso e vi que estão fora do nosso orçamento, então, quando surgiu essa oportunidade pela Faetec, era uma porta se abrindo. É brilhante esse trabalho entre a Faetec e a Le Cordon Bleu, é absurdo o quanto esse curso pode agregar na nossa vida e na nossa carreira. Embora já seja formado em gastronomia, o conhecimento que é passado aqui é uma oportunidade que eu não podia perder, independente do currículo que já tenho”, contou o cozinheiro.

Em uma das etapas da formação, os alunos terão a oportunidade de atuar no Signatures, o restaurante escola premium da Le Cordon Bleu, que é conduzido por docentes da mesma. A atuação dos estudantes no espaço é a garantia de que, ao se formarem, todos já terão uma vivência no meio profissional em um restaurante de alta gastronomia, estando aptos a trabalhar ainda em segmentos como bares e hotéis.

A expectativa da Júlia Pereira, de 25 anos, é de desenvolver competências que a ajudem a construir uma carreira bem sucedida na indústria não só no Brasil, mas no exterior. Ela falou um pouco sobre o espaço que a culinária ocupa em sua vida.

“Meu interesse pela cozinha começou de maneira afetiva. Comecei a aprender com a minha mãe e com a minha avó e fui a primeira criança da minha família a cozinhar, com nove anos. A necessidade de trabalhar me fez aceitar minha primeira oportunidade no ramo gastronômico, que foi em uma hamburgueria. Comecei a estudar a área e hoje estou aqui. Tenho muito apoio da minha família, sempre que estou em casa eu tenho que cozinhar, isso é algo que nos une. A gente ainda mantém isso intacto, a união. A gastronomia acaba gerando a união entre a família”, contou a jovem, que aprendeu a fazer bolos e salgados ainda na infância. 

A escola de gastronomia francesa possui mais de 20 unidades em todo o mundo e a parceria com a Faetec foi firmada em 2019. Desde então, já foram oferecidas 109 bolsas de estudos para o curso de formação profissional.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.