Começam as obras da Casa de Memória Marinheiro João Cândido

A Casa de Memória Marinheiro João Cândido começou a sair do papel nesta quarta-feira (11/05). O equipamento cultural será construído no terreno em frente ao posto de saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti. O projeto da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – Funarj  tem a participação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj.

O prefeito Dr. João ressaltou a importância de preservar a memória do marinheiro. “Hoje tivemos uma conquista importante para a história cultural da nossa cidade. Junto com o deputado estadual Valdecy da Saúde, a secretária de Cultura Roberta Queiroz e o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelo Rosa, demos início aos trabalhos para a construção da Casa de Memória Marinheiro João Cândido, importante representante da luta do movimento negro”.

O deputado estadual Valdecy da Saúde reforçou   “Hoje estamos vivendo um momento ímpar na história da política. Inaugurar um espaço como esse aqui em São João de Meriti tem uma valor imensurável e, eu, como apoiador da cultura, não poderia deixar de abraçar essa causa juntamente com o prefeito Dr. João”, explicou o parlamentar.

Além de oferecer cursos e outras atividades culturais, a casa vai abrigar o acervo de um dos maiores representantes do movimento negro, herói municipal e estadual, reconhecido líder da Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha em 1910.  

Participaram do encontro o diretor cultural da Alerj, Nelson Freitas, representando o presidente da casa legislativa André Ceciliano; José Roberto Gifford, presidente da Funarj; Alex Castellar, assessor especial do governador Cláudio Castro; Sr. Candinho, filho do marinheiro João Cândido; Mirian Rodrigues, subsecretária municipal de Turismo e o Frei Tatá, superintendente municipal de Igualdade Racial.

A Casa de Memória Marinheiro João Cândido fica Rua Pastor Joaquim Rosa, pertinho do posto de Saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.