Comissão da Alerj cobra publicação do Plano Estadual de Segurança Alimentar

A Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta segunda-feira (24/04), uma audiência pública em que cobrou do Governo do Estado a publicação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O documento é uma importante base para as políticas de combate à fome, que já alcança mais de três milhões de fluminenses. Participaram da audiência agricultores familiares, membros do Poder Público e ativistas.

“Nós já entramos em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e queremos enviar as demandas desse debate na audiência e conversar sobre o lançamento do plano estadual e as ações seguintes. O mais importante é debater como as ações do plano chegarão, de fato, nos territórios e nas comunidades onde está a pobreza, nas pessoas que estão passando fome”, comentou a presidente da comissão, deputada Marina do MST (PT).

De acordo com o secretário executivo da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio de Janeiro (Caisans-RJ), Victor Hugo Miranda, o plano está em fase de finalização após receber 27 contribuições através de consulta pública. “Queremos fazer uma versão impressa desse plano para que ele alcance e atenda nossos principais anseios, com metas a longo e médio prazo, mas sobretudo a curto prazo porque a fome tem pressa e é urgente”, completou.

Ele ainda destacou a expectativa pelo decreto que vai formalizar a criação do Restaurante do Povo, na Central do Brasil, com o fornecimento de mais de 8 mil refeições diariamente, e do Centro de Referência em Segurança Alimentar (Ceresam): “Assim como o SUS é um centro de referência para a saúde, o Ceresam foi pensado não só para ter a oferta de alimentação, mas também de processo de formação e reaproveitamento de alimentos. A ideia é que as famílias possam romper com os ciclos de pobreza hereditários”.

FOTO Octacílio Barbosa/Alerj

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.