Conferência municipal vai  debater turismo em Nova Iguaçu

Município com 520 quilômetros quadrados, Nova Iguaçu tem cerca de 65% de seu território composto por áreas verdes de proteção ambiental cobertas por mata atlântica, o que faz da cidade-mãe da Baixada Fluminense uma região com grande potencial para o desenvolvimento do turismo ecológico. Este é um dos temas da I Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, na Casa de Cultura, no Centro.

O aumento do número de visitantes ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – Parque do Vulcão, por exemplo, comprova a vocação turística do município. Em 2016, cerca de 7.600 pessoas frequentaram a unidade de conservação ambiental. Já em 2018, foram 27.226. A expectativa é que ainda mais visitantes passem pelo parque este ano.

Alziro Xavier

“Tivemos um crescimento de 258% do número de pessoas que frequentam o parque em apenas dois anos. Isto é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de incentivar o turismo na região. Aumentamos o efetivo da Guarda Ambiental Municipal de nove para mais de 30 agentes, promovemos atividades no parque como o projeto Música na Natureza e levamos crianças da rede municipal de ensino para conhecer a unidade”, recorda o prefeito Rogerio Lisboa.

Mas não só de atividades ecológicas vive o turismo de Nova Iguaçu. A conferência também irá debater outras vertentes como o turismo cultural, histórico, gastronômico, esportivo e de negócios.

“Nosso objetivo é discutir o cenário atual da atividade turística no município, as perspectivas para os próximos anos, estratégias de curto, médio e longo prazo e apresentar contribuições para o próximo ciclo das políticas públicas de turismo em Nova Iguaçu”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Fernando Cid.

A I Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu terá abertura às 19h de hoje (22). Na quarta, as atividades começam a partir das 8h e se estendem até as 17h com a eleição dos membros do Conselho Municipal de Turismo.

Confira a programação completa:

Dia 22 outubro

17h30 – Início do credenciamento dos delegados

19h – Abertura – ato político

21h – Coquetel

Dia 23 outubro

8h – Café da manhã e credenciamento

9h – Apresentação das ações e propostas da Semadetur – secretário Fernando Cid.

9h15 –  Desafios de uma política municipal de turismo – profa. Isabela Fogaça

9h30 –  Turismo e as oportunidades de negócio –  Aplicativo Trilhas de Nova Iguaçu – prof. Newton Norat.

9h45 – Turismo histórico – secretário Marcus Monteiro

10h – Debates –  mediador Flávio Medici

11h – Formação dos grupos de trabalho

12h – Almoço

13h – Grupos de trabalho

14h30 – Plenária de apresentação dos grupos de trabalho

16h – Eleição dos membros do conselho municipal de turismo – sociedade civil

17h – Encerramento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.