Conselho de Segurança Pública de Nova Iguaçu  lança campanha para incentivar notificação de crimes

O Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania de Nova Iguaçu (CONSEG-NI) está realizando uma campanha que visa incentivar a notificação de crimes e denúncias, principalmente contra as mulheres, em prol de um melhor trabalho das polícias da região.

O presidente do CONSEG-NI, Jayme Soares, destaca a criação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, como uma importante ferramenta neste sentido. O serviço presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência, além de registrar e encaminhar as denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher e indica os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

Em Nova Iguaçu, as mulheres podem buscar atendimento no DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher na Av. Gov. Amaral Peixoto, 950 – Centro (Anexo à 52ª DP, de frente para a rodoviária) e também do CEAM – Centro Especializado de Atendimento a Mulher, serviço da Prefeitura que funciona na Rua Terezinha Pinto, 297 – 2° andar – Centro.

A campanha realizada pelo CONSEG-NI é voltada também para outros tipos de crime. Muitas pessoas não têm o hábito de registrar pequenos delitos, por exemplo, e isso dificulta o trabalho das polícias.

Jayme Soares é presidente do CONSEG-NI

“A 52ª DP, por exemplo, faz um trabalho de excelência na identificação de celulares roubados e receptados. O nosso 20° BPM tem batido diversas metas estabelecidas e é um dos principais do estado no atendimento ao cidadão. Precisamos rever essa cultura furada de que registrar a ocorrência não dá em nada. Dá para denunciar ao batalhão via WhatsApp e dá para fazer o pré registro da ocorrência via DEDIC. As polícias trabalham com dados e não tem como saber se determinada área vem sofrendo com o crime sem a comunicação por parte da população”, destaca Jayme Soares ressaltando que o conselho também está à disposição da população para dúvidas e esclarecimentos

SERVIÇO:

Disque-Denúncia: 21 2253-1177

Deam Nova Iguaçu: 21 3779-9712

WhatsApp 20º BPM (Mesquita): 21 96908-1178

Site para registro de ocorrência: https://dedic.pcivil.rj.gov.br

CONSEG – NI – email: novaiguacuconseg@gmail.com

Foto: Marcos Santos/USP

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.