Controle do tráfego em Duque de Caxias contará com semáforos inteligentes

O controle do tráfego nos principais corredores de Duque de Caxias vai contar com um novo sistema inteligente de monitoramento urbano para facilitar a circulação de veículos e diminuir os congestionamentos, principalmente nos horários de pico do início da manhã e final da tarde. A Prefeitura está implantando o projeto Duque de Caxias Inteligente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas.

Os equipamentos utilizam tecnologia de operação no modo adaptativo em tempo real, que funciona através da utilização de câmeras capazes de realizar a leitura do fluxo de veículos que se aproximam das interseções semafóricas e enviam os dados para o centro de controle, que utiliza avançado software que permite manter o sinal aberto automaticamente quando o fluxo exigir.

O secretário municipal de Políticas de Segurança, Robson Paschoal, explica que o sistema funcionará de forma autônoma, independente da interferência de operadores. “Será capaz de minimizar os congestionamentos causados por temporizadores com tempo fixo que não atendem a demanda nas vias, além de garantir uma melhor distribuição dos tempos dos semáforos nas aproximações. Também vai diminuir consideravelmente o tempo de viagem nos trechos entre os semáforos”, disse Robson. O centro de controle funcionará na sede do órgão, na Praça Roberto Silveira.

Serão contemplados os corredores de tráfego das avenidas Brigadeiro Lima e Silva, Presidente Vargas, Governador Leonel de Moura Brizola, Almirante Tamandaré, Dr. Manoel Teles e das ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Tabelião Silmar Silva, Piratini, Pastor Manuel Avelino de Souza e do Viaduto Paulo Lins.

Ao todo serão instalados 30 equipamentos inteligentes. Na primeira fase, que deverá estar concluída em dezembro, serão instalados 18, incluindo três em Xerém. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos informa que todo o sistema funcionará plenamente já no primeiro trimestre do ano que vem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.