Defesa civil de Japeri conclui curso de prevenção de acidentes domésticos  para idosos

Em uma manhã de confraternização, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDC), comemorou a conclusão da capacitação, nesta quinta-feira (27/04), da primeira turma do curso de Prevenção de acidentes domésticos para a terceira idade. A solenidade aconteceu na Academia da Saúde.

O objetivo da ação, segundo o Secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani, é capacitar os idosos para que saibam como agir em situações graves, incentivar a percepção de situações de risco, prevenção de acidentes domésticos e salvar vidas. “O curso ensina através de aulas teóricas e práticas como proceder em casos de emergência. Ele é muito importante para este público que muitas das vezes não sabe como proceder em casos mais graves”, declarou o gestor.

A pensionista Maria da Penha Pereira, 62 anos, ficou feliz ao receber o certificado. “Saio daqui muito feliz por ter concluído o curso. Aprendi várias técnicas que não sabia. Como moro sozinha, será de extrema importância na minha vida”, relatou a moradora do Parque Santo Antônio.

Para a doméstica Valéria Cristina Ferreira, 58 anos, a prevenção é muito importante para os idosos. “Gostei muito do curso. Ele é muito importante para todos nós, pois nos capacita em casos de emergência. Só queria que tivesse mais aulas. Fiz muitas amizades, formamos uma família onde compartilhamos muitas experiências” , contou a moradora do bairro Alecrim.

Treinamento

O treinamento foi realizado em dois dias com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 30h e contou com a participação de 25 alunos. Os participantes aprenderam noções de atendimento hospitalar, suporte básico de vidro, prevenção de acidente doméstico, como proceder em casos de queimaduras, classificação de extintores, manuseio do equipamento e uso para cada princípio de incêndio. 

Além disso, os alunos participaram de demonstração e prática de algumas ocorrências, como casos de convulsão, epilepsia, desmaio, engasgamento, traumas e etc. As aulas ainda incluem disciplinas de como trabalhar em equipe, montagem do kit de primeiros socorros, segurança no lar, percepção de riscos e acionamento dos órgãos de emergência.

Segundo a diretora de projetos da Defesa Civil, Luciana Siqueira, o curso de Prevenção de acidentes domésticos abrirá novas turmas nos próximos meses, podendo atender crianças, jovens e adultos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.