Defesa Civil de Queimados  divulga Plano de Contingência

Com o objetivo de prevenir tragédias ambientais em Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, apresentou ontem (23) o Plano de Contingência (PLANCON) para as autoridades municipais na Sede da Secretaria Municipal de Educação. O documento tem por finalidade traçar as possíveis ações para evitar inundações e deslizamentos causados pelos temporais característicos dessa época do ano. 

Documento que visa facilitar ações em casos de emergência foi apresentado ontem às autoridades municipais)
Thiago Loureiro

O encontro reuniu 39 representantes das secretarias municipais do município – que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas -, além da presença do representante da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SEDEC-RJ). Na ocasião, foram pautados temas importantes como o desenvolvimento de ações focado na prevenção, preparação para emergências e desastres, e também, na resposta as emergências e de restabelecimento da normalidade. 

Uma das principais atribuições da Defesa Civil é reunir neste documento os riscos e desastres no município. De acordo com o Subsecretário da Pasta, Vagner Luiz é importante que todos os órgãos estejam dentro das ações. “Nosso foco é esclarecer o documento e sanar as dúvidas dos representantes das pastas. Eles possuem um papel importante durante qualquer acontecimento. Quero aproveitar e agradecer o empenho de todos os presentes. É caminhando juntos que conseguiremos alcançar a vitória”, declarou o gestor.

Já para o Coordenador de Ações Educativas da Defesa Civil, André Faria, o próximo passo é colocar os objetivos em prática. “Em breve iremos definir os simulados de mesa e campo com os moradores dos bairros, que estão próximos das áreas de riscos, já identificadas por esta Pasta. Esse trabalho é importante, pois é através dos testes que verificamos as falas no atendimento e operacionalização das atividades de emergências”, destacou o agente.

O Plano de Contingência contém o planejamento preventivo para atuação durante um evento que afete diretamente a vida da população. O documento prevê que as organizações assumam suas responsabilidades diante de uma situação de emergência e seus procedimentos, a fim de orientar cada órgão sua postura durante a ocorrência. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.