Deputado Chico Machado é eleito corregedor parlamentar da Alerj

O deputado Chico Machado (SDD) é o novo Corregedor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), enquanto o cargo de Corregedor Substituto será ocupado pelo deputado Val Ceasa (Patriota). Os dois foram eleitos pela unanimidade dos parlamentares presentes em plenário, ou seja, 63 votos favoráveis – a eleição aconteceu nesta quarta-feira (26/04). Os deputados exercerão essas funções pelos próximos dois anos, até a nova eleição da Mesa Diretora do Parlamento Fluminense.

“Nosso objetivo é harmonizar o parlamento. Tivemos um período de adaptação dos colegas que chegaram. A questão ideológica obviamente vai existir, mas não pode ter agressão verbal e nem física. Este será o nosso lema à frente da Corregedoria da Alerj”, disse Chico Machado.

De acordo com ele, a Corregedoria vai proceder de forma tranquila e harmônica. “Mas, caso necessário, agiremos de maneira muito enérgica, como atuamos durante a comissão processante do ex-governador Witzel”, acrescentou o novo Corregedor.

Na mesma linha de Chico Machado, o deputado Val Ceasa afirmou que lutará pela harmonia da Casa. “Nós temos que trabalhar mais pela população e esquecer as ofensas físicas e morais. É necessário respeitar uns aos outros e nos unirmos para lutar pelo povo do Rio de Janeiro”, afirmou.

De acordo com o Regimento Interno da Alerj, cabe ao corregedor parlamentar apresentar, perante a Mesa Diretora da Casa, a sindicância que demonstre indícios de conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar. A corregedoria parlamentar atua em conjunto com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alerj, e também deve dar cumprimento às determinações da Mesa Diretora referentes à segurança interna e externa da Assembleia, entre outras atribuições.

Atuação parlamentar destacada

A votação foi por unanimidade dos deputados presentes, que fizeram elogios aos novos integrantes da Corregedoria. “Voto sim com louvor. Para quem acredita que amizade verdadeira não se faz em política, o que levo daqui é o respeito e a ótima convivência com esses parlamentares eleitos”, disse o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), após dar seu voto.

Um dos deputados com o maior número de mandatos na Casa, Luiz Paulo (PSD) também elogiou os novos corregedores. “Conheci os parlamentares na Legislatura passada. O deputado Chico Machado foi presidente da comissão processante do ex-governador Wilson Witzel. Ele se portou como um democrata, respeitador do regimento e da constituição. Com relação ao Val Ceasa, jamais o vi faltar a uma sessão, mesmo no expediente inicial, ele sempre marca presença”, defendeu Luiz Paulo.

Perfis dos eleitos

Natural de Macaé, no Norte Fluminense, Chico Macho, que tem 47 anos, iniciou a carreira política como vereador de sua cidade natal, ainda com 20 anos, em 1996. O parlamentar, que ficou cinco mandatos na Câmara Municipal de Macaé, está em seu segundo mandato na Alerj. No Parlamento Fluminense, já integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi líder do governo. O novo corregedor parlamentar também já foi secretário de Estado de Governo (Segov) e é produtor rural. Ainda presidiu a Comissão de Impeachment do ex-governador Witzel.

Já o deputado Val Ceasa (Patriota), de 53 anos, é mineiro, da cidade de Nanuque, mas desde os 18 anos vive no Rio de Janeiro, trabalhando em um negócio familiar nas Centrais de Abastecimento do Estado do Rio (Ceasa-RJ). Foi vereador da capital fluminense e está há dois mandatos na Alerj, sendo o atual presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira do Parlamento Fluminense.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.