Deputados comemoram aprovação da Semana Estadual de Incentivo ao voto

A bancada do PT na Alerj comemorou a aprovação, nesta terça-feira, dia 29, do projeto de lei 711-A/23, que cria a Semana Estadual do Incentivo ao voto no âmbito do estado do Rio de Janeiro. De autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), são coautores do projeto os petistas Andrezinho Ceciliano, Elika Takimoto e Renato Machado.
Para o deputado Andrezinho, depois de o Brasil ter vivido uma tentativa de descrédito da democracia e o sistema eleitoral, a criação da semana estadual de incentivo ao voto é uma iniciativa crucial para conscientizar a população sobre a relevância de sua participação nas decisões políticas. O projeto seguiu para sanção do governador Claudio Castro (PL).

Para se ter uma ideia, no segundo turno de 2022, hove 20,6% de abstenções. Já o número de eleitores que optaram pelo voto nulo foi 3,9 milhões de pessoas, o que equivale a 3,16% dos votos depositados neste domingo. Em branco, foi de 1,7 milhão, o que esquivale a mais 1,43% dos votos. Esse resultado mostra o descontentamento ou descrença no sistema, que precisa ser fortalecido.

“Por isso, ter uma semana dedicada a ressaltar a importância do voto não é apenas sobre cumprir um dever cívico, mas também sobre garantir que a vontade da população seja refletida nas esferas de poder”, defendeu Dani Balbi.

Para Renato Machado, o voto é a principal ferramenta que a população possui para expressar suas opiniões e escolhas no sistema democrático. É por meio dele que elegemos representantes e gestores que tomarão decisões vitais para o desenvolvimento do país, do estado e dos municípios. Quando grande parte da população opta por não votar ou vota sem consciência, há o risco de que a gestão pública não reflita os verdadeiros interesses e necessidades do povo”.

Dedicar uma semana para debater, educar e incentivar o voto é, para os autores do pojeto, uma maneira de trazer o tema para a centralidade das discussões. “Escolas, universidades, mídias e espaços públicos podem ser palcos de debates e atividades que esclareçam dúvidas, apresentem candidatos e suas propostas e destaquem a responsabilidade de cada cidadão”, defende Andrezinho.

“A criação da semana estadual de incentivo ao voto não é apenas uma celebração da democracia, mas um lembrete anual da responsabilidade cívica que cada um de nós carrega. Ao garantir que mais pessoas votem e que o façam de forma consciente, estamos fortalecendo as bases da nossa democracia e assegurando um futuro mais representativo e justo para todos”, conclui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.