Detran-RJ e Fundação Leão XIII firmam parceria para atendimento às pessoas em situação de rua

Nesta segunda-feira (16), o Detran.RJ e a Fundação Leão XIII deram mais um importante passo na assistência aos mais vulneráveis. Na manhã de hoje, passou a funcionar uma unidade do departamento destinada especificamente ao atendimento de pessoas em situação de rua. A nova sala vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Rua Senador Dantas, 76, 8° andar, no Centro do Rio.

“Nossa parceria com a Fundação Leão XVIII proporciona dignidade e inclusão para quem precisa utilizar nossos serviços. Estamos oferendo um atendimento exclusivo para pessoas em situação de vulnerabilidade. Eles merecem todo nosso cuidado e respeito”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Muito emocionado, Marcelo Gomes Santos, de 34 anos, foi o primeiro a ser atendido no novo posto. Nascido em São Gonçalo, ele ganhou um novo documento de identidade.

“Vivo na rua desde nove anos de idade e é muito triste essa realidade. Não tenho contato com ninguém da minha família, sou sozinho. Meu maior sonho é um dia conseguir sair dessa vida. Eu já rodei o Brasil todo: Maceió, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pernambuco. Já fui pedreiro, camelô e minha vida sempre foi na rua, mas hoje renovei a esperança de ter uma nova vida”, disse.

Para realização dos atendimentos, servidores da Fundação Leão XIII passaram por treinamento com técnicos do Detran-RJ. Além de isenção para segunda via e emissão de documentação civil, quem buscar a unidade também terá apoio de educadores e assistentes sociais que integram o Projeto de Atenção Socioassistencial às Pessoas em Situação de Rua, realizado em parceria com a UERJ.

“O RG promove a inclusão social e o resgate da dignidade dessas pessoas. É muito importante que pessoas possam receber auxílios emergenciais, benefícios e até pensões. Acreditamos que esta é uma prestação de serviço de cunho social de extrema importância”, destaca o diretor de Identificação Civil, Pedro Paulo Thompson.

O Detran.RJ vem realizando ações exclusivas em parceria com a Fundação Leão XIII, para pessoas em situação de rua e idosos que residem em abrigos da entidade.  Dentre as ações sociais, estão os mutirões realizados pelo departamento mostrando a importância do serviço essencial que não parou mesmo em tempo de pandemia. Foram sete mutirões durante o período, com a emissão de mais de mil documentos gratuitos a acolhidos pela Fundação, resgatando a cidadania dessas pessoas, que com as novas carteiras de identidades, tiveram facilidade ao acesso para obter benefícios dos governos, além das pessoas que necessitam do documento para retirar remédios gratuitos em farmácias, por exemplo.

A Fundação Leão XIII foi criada para ser um órgão de apoio aos mais vulneráveis. “Nossa atuação de assistência às pessoas em situação de rua tem feito progressos e, sem dúvida, a partir da parceria com o Detran-RJ e com serviços das demais políticas públicas, vamos avançar ainda mais”, destaca Andréa Baptista, presidente da Fundação Leão XIII.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.