Detran.RJ esvazia pátios que  estavam sem limpeza há seis anos

Depois de seis anos os pátios do Detran.RJ, para onde eram rebocados os veículos apreendidos em operações do departamento, estão finalizando o processo de limpeza para serem devolvidos à sociedade em boas condições de salubridade. Foram 8,3 mil veículos, ou 4 milhões de toneladas de ferro que, de tão desgastadas pela ação do tempo, viraram somente material de sucata.

 Dos quatro locais anteriormente lotados, dois já estão totalmente limpos e sem os veículos. Nos outros dois, os automóveis e motos acumulados estão sendo prensados, depois de já terem passado pelo processo de higienização para não contaminar o meio ambiente com resíduos de óleos e combustíveis.

 A operação de higienização e esvaziamento dos depósitos começou a ser feita em janeiro, após a posse da atual diretoria. Marcelo Bertolucci, hoje presidente e então vice-presidente do órgão, ficou à frente da operação. Com sua equipe de trabalho, realizou dois leilões para a limpeza dos quatro pátios. Desde 2013 a situação era a mesma: os veículos recolhidos nas operações iam para os pátios do Detran e lá ficavam parados à espera de seu dono recuperá-lo ou ir à leilão.

 Os que não foram recolhidos permaneceram nos pátios, sem definição. O acúmulo não permitia a limpeza dos terrenos e, à medida que as chuvas caíam e o tempo passava, os terrenos se transformaram em mato e os veículos em depositários de água contaminada. O Detran.RJ também gastava com segurança para tomar conta do espólio, pois o material dos veículos era do interesse de quadrilhas para repassar veículos roubados.

 Após os leilões, cada pátio passou por três etapas para que fosse esvaziado: higienização das sucatas, prensagem do material e por fim, a retirada propriamente dita dos veículos. O primeiro pátio limpo está localizado em Senador Vasconcelos (arredores de Campo Grande, zona Oeste do Rio). Foi totalmente liberado no último mês de setembro.  O segundo, na comunidade do Sabão, em Niterói, terminou a limpeza no último dia 11.

Nos dois últimos, localizados em Jardim Primavera e Santa Cruz da Serra, no município de Duque de Caxias, os veículos começarão a ser prensados hoje (17). Com os leilões, foram arrecadados aproximadamente R$ 2 milhões. Os terrenos serão devolvidos aos seus donos no fim do contrato de aluguel de cada imóvel. Todos são particulares.

“Era um absurdo o que acontecia nos pátios do Detran. Era função do departamento cuidar dos bens colocados sob sua responsabilidade. Porém, deixaram os veículos por seis anos apodrecendo ao sol e à chuva. Além disso, era necessário limpar os pátios. Os veículos acumulados, armazenavam água da chuva, tornando insalubres aqueles locais. Isso não era justo com a população do Rio de Janeiro. Leiloar os veículos nos fez devolver dignidade aos vizinhos dos nossos pátios e economia ao Detran”, afirmou o presidente Marcelo Bertolucci.

Por meio da operação Detran Seguro, criada também por Bertolucci e que tem seis meses de existência, o Detran continua verificando as condições de segurança dos veículos no Estado. No período foram verificados 174 mil veículos e aplicados 9.722 autos de infração. Atualmente, o departamento primeiro notifica o problema e dá prazo de sete dias úteis para que o proprietário apresente o conserto realizado no posto de serviço do departamento.

 Caso o veículo não seja apresentado para a conferência, a notificação se transforma em infração e registrada em sistema para que o automóvel seja punido devidamente, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.