Detran.RJ lança campanha “Volta às Aulas”, de educação para o trânsito, em frente às escolas

Com o tema “Crianças imitam os adultos. Então, dê bom exemplo no trânsito”, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ lançou a campanha “Volta às Aulas”, nesta terça-feira (1/8), em frente ao Ciep Casemiro Meirelles, em Belford Roxo. O objetivo é conscientizar alunos, responsáveis e motoristas sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito.

“A educação no trânsito começa na infância. Nosso trabalho nas escolas é fundamental, pois as crianças serão as futuras motoristas, além de serem agentes multiplicadoras dentro de casa. Na campanha, também chamamos a atenção dos pais, explicando a necessidade de reduzir a velocidade na proximidade de escolas, de usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás, e de acompanhar as crianças menores de 10 anos para atravessar a rua”, destaca coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Amélia Fernandes.

Além de explicar a importância do comportamento dos pais para a educação dos filhos no trânsito, os agentes da Coordenadoria de Educação distribuíram aos alunos brindes e panfletos educativos. “Atravesse a rua sempre na faixa de pedestres”, “Olhe sempre para os dois lados antes de atravessar” e “Evite passar por trás dos veículos, pois os motoristas podem não te enxergar” são algumas das orientações que constam do material distribuído.

Rafael Corrêa, pai do pequeno Marlon, de 4 anos, aluno do Ciep Casemiro Meirelles, aprovou a campanha “Volta às Aulas”: “Se dermos bons exemplos, nossos filhos serão cada vez mais conscientes. Por isso, uma ação voltada também aos pais é muito importante. Todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro”, disse ele.

“Só atravesso a rua de mãos dadas com a minha mãe”, disse Carlos Eduardo, de 7 anos, que se mostrou consciente sobre os perigos do trânsito.

Os locais escolhidos para a campanha, na Região Metropolitana do Rio, são os que apresentam os mais altos índices de acidentes. Outras ações estão programadas, nos próximos dias, em frente a escolas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

Foto: Márcio Leandro/Detran.RJ

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.