Detran.RJ lança nas redes sociais campanha de conscientização de motoristas para paz no trânsito

O Detran.RJ lançou em suas redes sociais, nesta quarta-feira, (20/4), uma bem-humorada campanha de direção consciente para este carnaval fora de época. Foi produzido, em plena Marquês de Sapucaí, um clipe carnavalesco com samba leve e divertido, com a participação de funcionários do departamento e de integrantes da escola de samba Estácio de Sá.

Integrantes da bateria e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola participaram do clipe, gravado no Sambódromo com autorização da Riotur. Além disso, o Detran desenvolveu um filtro especial para o Instagram. A ideia é que os usuários lembrem, de forma divertida, da importância de manter os cuidados no trânsito neste período de folia.

Quem quiser usar o filtro de clicar no link  https://www.instagram.com/ar/535885101367790 e marcar o @detranrjoficial. Assim, o Detran poderá respostar a foto, caso o perfil seja público.

No Sambódromo

Para promover um trânsito mais seguro e ajudar a salvar vidas, a Coordenadoria de Educação do Detran.RJ atuará no Sambódromo, durante o carnaval fora de época de 2022, com uma série de ações educativas. Entre elas, o registro de imagens dos foliões em grandes molduras instagramáveis, com diferentes mensagens de conscientização.

A ideia é que as fotos sejam disponibilizadas nas redes sociais do Detran.RJ e dos próprios participantes da brincadeira educativa, e, assim, reforcem a mensagem principal do departamento: “Se beber, não dirija”.

Também haverá distribuição de kits para o público: porta-celulares, ecobags e porta-cartões com a marca do Detran.RJ. Os profissionais da Coordenadoria de Educação do departamento estarão presidentes na Sapucaí em todos os dias de desfiles, das 20h às 24h, em diversos pontos. Os funcionários atuarão nos acessos às arquibancadas, ao Sambódromo, e também em alguns camarotes, nos dias de desfile dos Grupos de Acesso e Especial.

“Carnaval é sempre um período de grande comemoração e festa, quando todos querem se divertir. A folia não está proibida, mas a regra é clara: “Se beber, não dirija”. Vá para casa de qualquer tipo de transporte público. O importante é o cuidado com a vida e a garantia do direito de ir e vir com segurança para todos”, afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes do Brasil: são cerca de 30 mil vítimas por ano. Só no Estado do Rio de Janeiro, em 2021, foram 20.092 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 18.236 pessoas feridas e 1.856 mortas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.