Doação de sangue na Vila Olímpica  de Mesquita nesta quinta-feira

A Vila Olímpica de Mesquita recebe uma ação do Hemorio nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro. No espaço, na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama, acontece, das 10h às 15h, uma campanha de doação de sangue. Para participar, basta ter mais de 16 anos e apresentar um documento oficial de identificação com foto Mas, no caso dos menores de idade, é preciso também estar com um autorização do responsável legal e um documento de identidade original do mesmo ou uma cópia autenticada.

 “É importante praticarmos solidariedade e ajudarmos a salvar vidas. Como, por exemplo, doando o sangue que temos estocado em nosso corpo e que não nos fará falta. Ao contrário, isso renova nossas reservas. A intenção com ações desse tipo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sobretudo daquelas que estão enfermas e mais necessitadas. Aliás, para todos que se cadastrarem, também doaremos mudas de plantas. Queremos cuidar do meio ambiente também”, analisa Kleber Rodrigues. Ele é subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.

 Cadastro

De acordo com a legislação em vigor, para se cadastrar, o doador deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto. Como, por exemplo, a carteira de identidade (RG), de identidade de estrangeiro, de identidade militar, de identidade profissional (CRM, CREA, CRAS, COREN etc.), de trabalho (CTPS), de reservista ou de alistamento militar (com foto), passaporte ou a carteira de habilitação.

 Doadores menores de idade

A partir de 16 anos, é possível fazer a doação. Mas, jovens de 16 e 17 anos de idade devem apresentar, além da própria identidade, a autorização do responsável legal. É preciso, ainda, estar com o documento de identidade original desse responsável ou uma cópia autenticada. Além disso, a assinatura do responsável no termo de autorização deverá ser idêntica à assinatura do documento apresentado. O termo de autorização pode ser impresso na página do Hemorio. O endereço é www.hemorio.rj.gov.br. Também é possível solicitar o termo no evento, no setor de cadastro.

É seguro doar sangue?

O material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por consulta e entrevista, onde são avaliadas suas condições clínicas. Para mais informações, basta ligar no telefone (21) 3589-2779.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.