Duque de Caxias apresenta balanço da saúde no combate ao novo coronavírus

A Prefeitura de Duque de Caxias divulgou informações e um balanço financeiro que apontam um déficit de mais de R$ 210 milhões em valores não repassados pelo Governo do Estado à cidade, no período de 2014 a 2018, para investimentos na rede municipal de saúde. Ainda assim, as unidades se mantém oferecendo os serviços públicos para a população e os valores continuam sendo cobrados pela Prefeitura à administração estadual. Mesmo com o atraso nos repasses, a rede garante os serviços em pleno funcionamento e o atendimento a todos os pacientes, inclusive para aqueles diagnosticados com o novo Coronavírus.

Entre os desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Saúde, o maior deles começou em março, quando teve início a pandemia da Covid-19. Assim que foram noticiadas as primeiras informações sobre o novo vírus, a Prefeitura adquiriu e reformou, em apenas 42 dias, o Hospital Municipal São José, usado exclusivamente para pacientes em tratamento contra a doença.

Cabe ressaltar que Duque de Caxias recebe pacientes de vários municípios da Baixada Fluminense, bem como moradores do Rio de Janeiro e de outras cidades da Região Metropolitana. Os repasses em atraso não têm impedido que a Prefeitura continue prestando os serviços mas, certamente, dificultam muito o andamento do trabalho desenvolvido na rede municipal de saúde, que não nega atendimento a usuários residentes em outras cidades, especialmente àqueles moradores de municípios em que a situação é ainda mais grave.

Tem sido necessário um grande esforço administrativo, logístico e financeiro da PMDC para garantir a oferta dos procedimentos. Ainda assim, nos últimos anos, a PMDC inaugurou o primeiro hospital público especializado em oftalmologia do estado, reformou o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, o Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra e reinaugurou o Hospital Municipal Duque, que ganhou um moderno centro de imagens e um centro de fisioterapia, além de outras melhorias na rede de atenção básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *