A Prefeitura de Duque de Caxias realiza um serviço pioneiro na luta contra  a violência à mulher. O município vem lutando, através de campanhas educativas, para conscientizar as vítimas e incentivar as denúncias de agressão. Foi lançada em junho deste ano uma grande campanha a fim de diminuir os índices de feminicídio na  cidade. Além disso, uma ação realizada pelo governo municipal, no dia 07/08, para celebrar o aniversário dos 13 anos da Lei Maria da Penha, teve grande repercussão e foi veiculada na mídia nacional.

Durante o evento, as mulheres puderam contar com serviços do polo de beleza da FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais), além de atendimentos jurídicos e psicológicos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a OAB de Duque de Caxias.

Já a Patrulha Maria da Penha , criada em 08 de março de 2016 em Duque de Caxias, foi pioneira em todo estado. O trabalho feito pela Guarda Municipal caxiense incentivou outras cidades como Macaé, Volta Redonda, Araruama, Rio das Ostras, Petrópolis e até mesmo Bogotá, na Colômbia, a também implantarem esse projeto de sucesso. O trabalho consiste em fazer a verificação do cumprimento das medidas protetivas, garantindo a efetivação da Lei Maria da Penha.

Nestes três anos, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, conseguiu com mais de mil atuações atingir indíce zero de ocorrência de perca (morte de mulheres) nos casos envolvidos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.