Duque de Caxias já realizou mais de  80 mil testes em massa para covid-19

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, deu início em 06 de junho às ações de testagem rápida de Covid-19, alcançando nesta segunda-feira (29) a marca de 85.522 pessoas testadas no município. Deste total, 76.512 (cerca de 90%) pessoas testaram negativo para o novo Coronavírus.

Com o apoio dos agentes da Defesa Civil e de voluntários do Processo Apell, as equipes da SMSDC já estiveram em quase 200 localidades, espalhadas pelos quatro distritos de Duque de Caxias.

Nesta terça-feira (30), as testagens acontecem das 8h às 12h, em oito localidades do terceiro distrito.

Durante as testagens os pacientes sintomáticos, com teste rápido positivo, são encaminhados para o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima, além da recomendação para que cumpram o isolamento domiciliar.

Os testes rápidos para Covid-19 devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Os grupos prioritários para serem testados são os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal.

Fotos Eliakim Moura

O objetivo da Prefeitura de Duque de Caxias é reduzir as subnotificações, possibilitando ainda iniciar o tratamento medicamentoso adequado nos pacientes infectados, no menor tempo possível, o que colabora muito no sucesso do tratamento.

“A ideia é alcançar o maior número de pessoas, nos quatro distritos do município”, disse o prefeito Washington Reis, que acompanha as ações diariamente.

Veja a programação de testes rápidos desta terça-feira (30/06), das 8h às 12h, contemplando oito localidades, no Terceiro Distrito:

– Vila Cíntia (Campo do Mangueirão)

– Poliarm

– Caiaca (Campo do Caiaca)

– Praça do Monitor

– Campo do Osa

– Museu Histórico de Duque de Caxias

– Campinho de Areia

– Vila Santo Antônio (Ciep 330 – Maria da Glória Correia)

1 comentário em “Duque de Caxias já realizou mais de 80 mil testes em massa para covid-19

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.