Educação de Magé é referência  em inclusão de alunos

A Educação Inclusiva tem como objetivo acolher os alunos com necessidades especiais e integrá-los às classes regulares formando uma corrente do bem que auxilia o desenvolvimento e o conhecimento dos estudantes em situação de inclusão. Em Magé, a rede municipal de ensino investe em projetos educacionais e capacitação de profissionais transformando a Educação Inclusiva em um dos pilares da Escola Viva.

Atualmente, a educação municipal mageense conta com 842 alunos em processo de inclusão, sendo 220 no primeiro distrito, 51 no segundo distrito, 8 no terceiro distrito, 49 no quarto distrito, 88 no quinto distrito e 426 no sexto distrito. Para atender os alunos da melhor maneira e estimular a convivência com os demais estudantes nas aulas regulares, a Secretaria de Educação implantou a cartilha de “Flexibilização e Adaptação Curricular” complementando as políticas públicas educacionais direcionadas aos alunos inclusos da rede.

“Estamos recebendo muitos alunos que estavam em escolas particulares graças ao trabalho inclusivo que realizamos na rede municipal de educação pelo suporte que nós damos aos alunos especiais e que agrada aos pais e responsáveis. O atendimento educacional especializado está previsto no Plano Municipal de Educação e estamos trabalhando cada vez mais para Magé continuar sendo referência na educação inclusiva”, disse o prefeito Rafael Tubarão.

A rede municipal conta com 330 profissionais de apoio escolar capacitados, responsáveis por acompanhar os alunos com necessidades especiais educacionais que precisam de auxílio durante o período em que estão na escola. Ao todo, 626 estudantes recebem esse acompanhamento especial.

A Prefeitura conta com 9 ônibus para serem usados no transporte de alunos que vivem em áreas de difícil acesso, que também atendem 40 alunos em situação de inclusão. Para alunos cadeirantes, que são 38 em todo o município, são 5 ônibus e 3 vans adaptadas para transporte escolar, oferecendo conforto e bem-estar aos estudantes e suas famílias.

Em 2017, os alunos ganharam um reforço nos equipamentos de apoio ao aprendizado com a inauguração do CMAE, o Centro Municipal de Atendimento Especializado, com atividades e suporte de saúde com especialistas e nove serviços para desenvolver as potencialidades e melhorar as condições do desempenho escolar. Já em 2018, foi inaugurado o CMAE Azul, voltado exclusivamente para atender os alunos com Transtorno do Espectro Autista. São mais de 300 estudantes atendidos nas duas unidades.

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos surdos é uma das iniciativas mias bem-sucedidas na rede municipal de ensino de Magé. Por meio de jogos, desenhos, conversação e atividades educativas em grupo, os alunos aprendem Português e Libras e conhecem a função social da sua língua. Atualmente, 28 alunos são acompanhados durante o período regular escolar por intérpretes que foram capacitados por profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

A Sala Iniciação em Braille atende 18 alunos com diversos níveis de deficiência visual. A sala de recursos é totalmente adaptada para auxiliar na alfabetização e autonomia dos estudantes cegos ou com baixa visão. Também foi realizado o curso de extensão “Adaptação e Transcrição de Recursos Didáticos para Alunos com Deficiência Visual” que capacitou professores da rede com ensino de Braille.

A Secretaria de Educação integra ainda o esporte para promover a reflexão sobre os direitos e a inclusão dos portadores de necessidades especiais foi criada a Movimentação Inclusiva, um evento esportivo voltado para alunos inclusos e das classes especiais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.