Em audiência na Câmara, Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu mostra resultados positivos, apesar da pandemia

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Marcio Luís Marques Guimarães, Dr. Marcio Guerreiro, realizou nesta quinta-feira (18), audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde, relativas ao 3º quadrimestre de 2020. Bruno Marques, secretário executivo do Fundo Municipal de Saúde, Valéria Boechat, superintendente de administração e Carlos Alberto Souza, subsecretário de Planejamento, representaram o secretário Manoel Barreto que não pôde comparecer. Ele estava verificando o lote de vacinas que chegaram à cidade hoje para o combate ao coronavírus. Carlos Alberto foi o responsável pela apresentação do Relatório de Gestão.

O subsecretário afirmou que mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas na rede municipal durante o ano passado, sendo 60% deste total na atuação primária, com 24 mil internações no Hospital Geral de Nova Iguaçu, Hospital da Posse, e na Maternidade Mariana Bulhões. Em relação ao número de profissionais que trabalham na rede, disse que ultrapassa os 12 mil, todos altamente comprometidos com o momento de pandemia que ainda vivemos, e que já completou 1 ano. Uma das prioridades da Secretaria neste ano será organizar um melhor o atendimento oncológico no município e preparar o Hospital da Posse para realizar cirurgias neste segmento.

Em relação à vacinação da população contra a covid-19, a cidade vem cumprindo à risca o cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI), com 40.255 pessoas já vacinadas com a 1ª dose e com estoque para ser aplicada a 2ª dose, dentro do prazo de intervalo de uma para outra, dependendo da marca da vacina. Nesta quinta-feira, Nova Iguaçu recebeu mais 14 mil doses. Carlos Alberto esclareceu que no dia 12 de abril começa a vacinação contra a gripe, e que já foi organizado um planejamento para que não haja nenhum problema em relação às duas campanhas.

Bruno Marques deu a boa notícia sobre a inauguração do Hospital de Iguaçu: deve acontecer ainda este ano. As obras estão a todo vapor, segundo ele. Aproveitou para agradecer ao Legislativo a ajuda ao Executivo, principalmente neste momento delicado que estamos vivendo.

O presidente da CMNI, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, se disse otimista em relação ao Relatório apresentado, solicitando que a população continue se protegendo, realizando a higienização correta, usando a máscara e evitando aglomerações.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Marcio Guerreiro agradeceu aos integrantes da Secretaria e fez um agradecimento especial aos profissionais da saúde que estão na linha de frente, há mais de um ano, e não deixam de se dedicar ao máximo para salvar vidas.

O vice-presidente da Comissão, vereador Carlos Alberto Ribeiro da Silva, Carlinhos BNH, disse que “o momento é de união e trabalho conjunto para vencer está doença terrível.

O vereador Germano Silva de Oliveira, Maninho de Cabuçu, afirmou que a audiência mostrou que “Nova Iguaçu está no caminho certo, com uma gestão competente e humanitária”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.