Emergência do Hospital Municipal de  São João de Meriti entra em operação

Inaugurado simbolicamente há cerca de seis meses, o Hospital Municipal de São João de Meriti (primeiro da cidade) passará a atender todas as emergências a partir próxima segunda-feira (23). O local, que abrigava o antigo Posto de Assistência Médica – PAM, passou por grande reforma e foi aberto  em maio deste ano, quando começou a funcionar recebendo exclusivamente pacientes graves da covid-19, transferidos da UPA do bairro Jardim Íris.

Depois de atender centenas desses pacientes em seus 30 leitos de UTI (cadastrados no Ministério da Saúde), a unidade vai receber pessoas com todo tipo de urgência e de emergência. Para evitar o contato entre eles, aqueles que estiverem em tratamento vão ficar exclusivamente no segundo andar do prédio.

O diretor médico do hospital, Dr. Altair Soares, contou como a unidade vai passar a operar: “No primeiro andar do hospital teremos a sala verde para pacientes sem gravidades e a sala vermelha para os pacientes graves, contando com suporte de ambulâncias. Já no segundo andar teremos as enfermarias exclusivas para os pacientes com covid-19”, disse.

Além de leitos de UTI, o novo hospital conta com aparelhos modernos e novos, como monitores e respiradores, usina de oxigênio, elevador, sala de pronto atendimento, emergência para pacientes graves, sala de sorologia, sala de espera, ar-condicionado, mobiliário novo, entre outras coisas, tudo isso funcionando junto com o Centro de Imagem e Diagnóstico – CID, com tomógrafo, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia, mamografia de alta resolução e laboratório. Além disso, o centro cirúrgico está sendo preparado no terceiro andar, algo inédito no município.

Vale lembrar que no último dia 27 de maio, apenas sete dias após ser inaugurado, o hospital registrou sua primeira alta, o paciente Jaime de Jesus Trindade (47), que estava tratando covid-19, pôde voltar para sua família como diversos outros fariam nos meses seguintes.

Rede de Saúde

Para dar conta de cerca de meio milhão de habitantes e atender moradores de cidades vizinhas, um verdadeiro complexo de saúde cerca o hospital.

São duas UPAs 24h para urgência e emergência (uma adulta e uma pediátrica), postos de saúde com programas voltados para as famílias e atenção básica, Centro de Saúde Aníbal Viriato, Laboratório Central, Centro de Imagem e Diagnóstico – CID (moderno e equipado), SAMU (referência em qualidade de atendimento), CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial III, Álcool e Drogas e o Infanto-Juvenil. Nossa Saúde Mental é referência no Estado. 

Além disso, existem unidades em reformas para aumentar ainda mais a capacidade de atendimento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São João de Meriti.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.