EncontrArte tem Ariano Suassuna e  mais duas peças a partir desta sexta

Com espetáculos on-line, o 19º Festival Encontrarte está fazendo um grande sucesso nas redes sociais. E nesta sexta, sábado e domingo não será diferente. Serão apresentadas três peças teatrais: Olho por Olho,  Boca a Boca e Ariano – o Cavaleiro Sertanejo. 

Desta vez a cidade contemplada é Nova Iguaçu, onde vivem os produtores deste evento que comemora 20 anos. 

“É um privilégio Nova Igua poder sediar um espetáculo que é um dos maiores festivais de arte e cultura do Estado do Rio”, afirmou Marcus Monteiro, Secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu.

Ele reforçou a capacidade dos produtores Fábio Mateus, Claudina Oliveira e Tiago Costa  por realizarem o festival por 20 anos. “Que festival se perpetuou  por tanto tempo?  pergunta. Para ele o EncontrArte merece e deve ser festejado.

Ele explicou que nem sempre o poder público consegue realizar as ações culturais que a sociedade precisa, mas que os produtores do festival têm fomentado cultura de qualidade.

Marcus também falou da importância da Lei Aldir Blanc para que os artistas mantenham suas produções.  O EncontrArte tem Patrocínio do governo federal e Secretaria de Estado e Economia Criativa.

O festival é transmitido pelo link encontrarteteatro/youtube .

Serviço: 

9 de abril – sexta-feira, às 19h

Olho por olho

Espetáculo de Rohan Baruck com o Grupo Raiz.   Num lugar e tempo indeterminados, um guerreiro cria seu pequeno filho para ser o mais forte da aldeia, capaz de proteger seus líderes e defender os interesses do povo. Mas, com a aldeia em guerra, acontece um ataque inesperado e o pequeno morre nos braços do pai. O assassino é capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto, que fica estarrecido ao ver quem foi o responsável pela morte de seu filho. Censura 12 anos.

10 de abril – sábado, às 19h

Boca a Boca – A antiga arte de contar histórias

Contos e histórias da Tradição Oral várias partes do mundo com adaptação de Priscila Camargo. Cinco Contos Tradicionais da Turquia, Japão, Portugal, Grécia e da cultura islâmica são interpretados por Priscila Camargo.  Neles ela aborda questões como solidão, busca da perfeição, guerra, amor, coragem, o sentido da vida, humor e sagacidade. Censura Livre.

11 de abril – domingo, às 17h

Ariano – O Cavaleiro Sertanejo

Seis Cavaleiros a procura do lendário autor Ariano Suassuna, invadem com música e poesia a cidade nordestina de Armorial. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos, deixou seu legado e perpetuou suas histórias e foi intitulado: Ariano – O Cavaleiro Sertanejo. Autoria e direção de Ribamar Ribeiro. ​Com o grupo Os Ciclomáticos. Censura 12 anos.

Fotos Zayra Lisboa e Gérsica Telles

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.